Os Biólogos Gunther Gehlen, Inga Ludmila Veitenheimer Mendes e Marcela Bruxel, Conselheiro Federal Efetivo, Presidente do CRBio-03 e Conselheira Federal Suplente, respectivamente. Foto: CRBio-03

 

Os Biólogos gaúchos Gunther Gehlen (CRBio 041234/03-D) e Marcela Bruxel (CRBio 053230/03-D) tomaram posse em Brasília/DF, como os novos conselheiros pelo Rio Grande do Sul no Conselho Federal de Biologia (CFBio).

 

A posse ocorreu no dia 10 de janeiro de 2024, no Salão Imperial IV do Brasília Imperial Hotel, para o mandato da gestão 2024-2028. O evento contou com a participação de todos os Presidentes dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios), dos antigos conselheiros federais, da antiga diretoria e convidados. Do CRBio-03, estiveram presentes a Dra. Inga Ludmila Veitenheimer Mendes, Presidente do CRBio-03, e os gerentes Débora Siqueira Néri e Fernando Cesar, dos Departamentos Jurídico e de Relações Institucionais, respectivamente.

 

Ambos os conselheiros eleitos já passaram pelo CRBio-03 nessa ou em gestões anteriores, sendo que a Marcela Bruxel ocupava até o dia 05 de janeiro a função de Conselheira Secretária do CRBio-03. 

 

O Biólogo Gunther Gehlen é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS (2002) e doutorado em Neurociências pela UFRGS (2009), também possui MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pelo COMUNG/RS (2017). Foi coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale entre 2004 e 2012, e atualmente é professor adjunto desta Universidade desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando nos cursos de Graduação, no Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas e no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. Executa projetos de pesquisa nas áreas de Bioindicadores de Qualidade Ambiental, Ecotoxicologia e Toxicologia Ambiental. Mais recentemente dedica-se também ao desenvolvimento de Sistemas Baseados na Natureza (SBNs) para o tratamento de efluentes sanitários, através do fomento de principais agências governamentais (FAPERGS, CNPq, FINEP). Participa do Projeto Social de Combate e Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti da Universidade, atendendo ao município de Novo Hamburgo, articulando ações dos diferentes cursos de graduação com as ações de pesquisa e extensão vinculadas ao projeto. É membro da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) da Universidade Feevale, onde atua como vice-coordenador desde 2022, e compôs os Conselhos Consultivos das Unidades de Conservação FLONA São Francisco de Paula e FLONA de Canela durante os anos de 2008 a 2019. Sócio fundador da empresa FlamingoEdu Soluções para o Ensino, especializada em soluções para aprendizagem e ensino para ambientes educacionais, sociais e profissionais. Recentemente, vem atuando junto a empresa Werde Sistemas Ecológicos Ltda no desenvolvimento e implantação de sistemas de tratamento de efluentes com tecnologias “verdes”. Foi conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (entre 2010 e 2016), atuando em diferentes comissões e grupos de trabalho, com especial participação junto a Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), onde foi Coordenador entre 2012 e 2016 no Regional, bem como participou junto a CFAP do CFBio, entre 2011 e 2012.

 

A ex-conselheira secretária do CFBio, a Bióloga Helena Lúcia Menezes Ferreira e o novo Conselheiro Federal Gunther Gehlen assinando o Livro de Posse. Foto: CFBio

 

A Bióloga Marcela Bruxel é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento – Centro Universitário Univates, Lajeado/RS, Especialista em Biologia Animal e Vegetal, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. MBA em Infraestrutura de Transportes e Rodovias, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo – IBEC – Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos, Santa Maria/RS. Atuou como Conselheira Secretária do Conselho Regional de Biologia - 3ª Região – CRBio-03. Auditora Interna ISO 140001/ Gestão Ambiental pelo Bureau Veritas. Empresária que atua no ramo de assessoria e consultoria ambiental no âmbito do licenciamento ambiental Federal, Estadual e Municipal, na elaboração de estudos, projetos e relatório técnicos ambientais de áreas de extração de bens minerais, empreendimentos hidrelétricos e eólicos, coordenadora de gestão e supervisão de obras rodoviárias.