Histórico

A história que permeia a fundação implantação do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, CRBio-03, traz na sua essência muita luta e participação ativa de Biólogos e Conselheiros. A trajetória, que teve início em junho de 1987, envolvendo os três estados da região sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se organizou inicialmente mantendo a divisão geográfica daquele momento.

Com o passar dos anos, apesar da proximidade territorial entre os três estados, o CRBio-03 por entender que a Delegacia do Paraná apresentava viabilidade jurídica, financeira e estrutura física e de recursos humanos, encaminhou ao CFBio a solicitação de seu desmembramento, sendo aprovado em 2005 como CRBio-07. 

A primeira sede ocupada pelo CRBio-03 foi um andar inteiro de um prédio, cedido pelo Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Em 1995, o Conselho adquiriu sua primeira sede própria, em um prédio localizado na rua Sarmento Leite, na cidade Baixa. Em 1997, havendo necessidade de aumentar seu espaço físico para melhor atender a sua missão e aos seus profissionais, adquiriu e ocupou a cobertura e mais duas salas em um prédio localizado na Av. Taquara, no bairro Petrópolis. Finalmente, desde o final de 2013, sua sede se encontra em uma confortável e espaçosa casa localizada na rua Corte Real, bairro Petrópolis. Para a Delegacia de Santa Catarina, foi adquirida em 2017 uma nova sede mais ampla, localizada na rua Cônego Bernardo, Trindade, em Florianópolis, o que poderá possibilitar, em breve, seu desejado desmembramento.

Ao longo de sua jornada, o CRBio-03 sempre se empenhou em manter uma interação com os profissionais Biólogos e acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas por meio de eventos tais como a Aula Inaugural para os acadêmicos no RS, em Santa Catarina e no Paraná, o Encontro de Biólogos realizados nos três Estados, as palestras e cursos de curta duração focadas em áreas de atuação profissional, entre outros. A partir de 2012, tal interação tornou-se mais ágil e direta através de sua página na internet, e-mail e do facebook. 

Cabe destacar que, em 1997, o CRBio-03 contratou, por meio de Concurso Público, sua primeira Fiscal Bióloga, sendo na ocasião o único Regional com tal recurso humano, o que representou um salto de qualidade e maior agilidade no atendimento à fiscalização da profissão. A fiscalização implantada pelo CRBio-03, serviu de modelo para os demais CRBios.