CRBio-03 solicita inclusão de Profissional Biólogo em seleção para área da saúde no Hospital de Clínicas

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03), por meio da Comissão de Fiscalização e Orientação do Exercício Profissional (COFEP) solicitou, no dia 21 de março, a inclusão do Profissional Biólogo na área de Controle de Infecção Hospitalar em processo seletivo do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. A seleção destinava-se à Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Instituição.

Após receber a solicitação de análise por meio de um Biólogo, a COFEP discutiu a demanda durante duas reuniões ordinárias no Conselho. Para a Comissão, o profissional da Biologia está habilitado na atuação da área da Saúde, conforme Resolução nº 227/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio). A seleção para a vaga discutida permitia a inscrição de profissionais graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, deixando de mencionar o profissional Biólogo.

Por esta razão, a COFEP, representando o CRBio-03, enviou ofício ao Hospital de Clínicas requerendo que o Biólogo seja incluído como profissional habilitado para participar de processos seletivos da mesma área. Outro ofício foi enviado ao Biólogo que contribuiu com as atividades da Comissão, informando que medidas estão sendo tomadas para a resolução da questão.

O CRBio-03 é responsável pela fiscalização do exercício profissional da Biologia, o que implica tanto preservar a sociedade, como garantir os exercícios das prerrogativas do profissional. Age, portanto, em defesa do direito da coletividade de Biólogos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Biologia, detendo legitimidade para propor quaisquer medidas em defesa dos interesses individuais e coletivos dos integrantes de sua categoria.

Para entrar em contato sobre possíveis irregularidades dentro dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acesse o Fale Conosco e envie uma mensagem para o setor de Fiscalização.