Nota do CRBio-03 sobre as cheias no RS

 

 

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, em nome de toda a gestão, declara-se fortemente impactado com as tragédias que se abateram em dezenas de municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Ciclones ou chuvas torrenciais com tamanho impacto em nossas cidades, famílias e vidas, principalmente as vidas que se foram, a devastação que se viu e ainda se vê, nos deixam atônitos. Nos solidarizamos com todas as comunidades atingidas, que sofreram um terror cuja magnitude aqui nunca foi vista. Famílias inteiras de um momento para outro perderam todos os seus pertences, moradia, roupas, móveis, aparelhos, lavouras, animais, seu meio de subsistência, um desamparo total. 

 

Conclamamos a todos, em especial, aos nosso profissionais Biólogos e Biólogas a colaborarem, neste momento, na medida do possível, na restauração da vida familiar.

 

As informações sobre doações para os atingidos e quais itens estão fazendo falta, bem como a localidade para essas doações, podem ser obtidas no link abaixo:

 

Como fazer doações para vítimas das enchentes:

https://estado.rs.gov.br/sosenchentes

 

 

Manutenção da fauna e flora gaúcha também corre perigo

 

Como Biólogas e Biólogos, entendemos que também chegou o momento de olharmos para o desastre que igualmente se abateu sobre a fauna e flora nativa de cada região afetada. Os respectivos habitats - suas "casas"- também foram destruídos, alguns animais devem estar feridos, com fome e sede, perdidos como qualquer ser abalado por tal desastre, outros já sem vida. As vidas, especialmente a fauna nesse momento inicial, precisam igualmente serem amparados, para que após recuperados e realocados em seus habitats, possam restabelecer suas populações.

 

Manifesto Público do CRBio-03

 

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (Rio Grande do Sul), diante dos eventos naturais ocorridos no Estado nas últimas semanas, se manifesta em solidariedade às famílias atingidas. Além do impacto ambiental causado pelo evento natural, trouxe também perdas de animais domésticos para produção primária, de subsistência, bem como de impactos para a fauna e flora nativas.

Frente as ocorrências que acometeram os municípios da Bacia do Rio Taquari-Antas, advindos dos grandes volumes pluviométricos e intempéries climáticas extremas que, ultimamente, têm sido frequentes em nosso estado, e diante do Procedimento nº 01342.000.376/2023 instaurado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em promover o mapeamento e a identificação das causas que potencializaram esses eventos climáticos na região do Vale do Taquari, bem como avaliar medidas de curto a médio prazo para serem tomadas de forma conjunta ou isolada pelos municípios atingidos.

Corroborando a nota expedida pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS), que alerta para a necessidade de melhorias e tomadas de ações objetivas pertinentes à previsão destes eventos extremos, de implementação imediatas, de curto, médio e a longo prazo.

Os Biólogos integrantes da Comissão de Meio Ambiente – CMA do CRBio-03,  junto com a Diretoria e a Plenária do CRBio-03, vem por meio deste manifestar para as autoridades civis e públicas, órgãos de controle e de fiscalização, instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais e conselhos municipais de defesa do meio ambiente, que os profissionais Biólogos registrados no CRBio-03, são devidamente qualificados para atuarem em diferentes frentes de trabalho de assessoramento, gestão, pesquisa e ensino, podendo orientar, dar assessoramento e conscientizar os envolvidos nas ações preventivas e nas diligências indispensáveis à identificação, mapeamento, monitoramento, proteção das áreas suscetíveis e consideradas de risco; elaboração de planos emergenciais de contingência, mitigação e compensação aos danos causados ao meio ambiente; inventários, diagnósticos e prognósticos dos remanescentes de vegetação nativa e das populações da fauna silvestre afetados; planejar e gerenciar programas de classificação, destinação e tratamento de resíduos sólidos gerados nos eventos cataclísmicos ocorridos; elaboração de propostas e projetos de educação e conscientização ambientais as populações e comunidades afetadas da importância de manutenção e preservação das formações florestais e coberturas vegetais em Áreas de Preservação Permanente de nascentes, faixas ribeirinhas, encostas de serras e topos de morros.

Estamos sempre envolvidos com a população gaúcha, que pode sempre contar com o CRBio-03 e os Biólogos, com o intuito de contribuir para mitigar os impactos ambientais, auxiliar na prevenção de futuros impactos e no desenvolvimento sustentável.

 

Porto Alegre, 22 de setembro de 2023

 

Conselho Regional de Biologia da 3ª Região