Dia do Biólogo e Bióloga - 3 de setembro

 

03 DE SETEMBRO

DIA DOS BIÓLOGOS E BIÓLOGAS

44 ANOS

 

Caros colegas, hoje comemoramos com orgulho, os nossos 44 anos de reconhecimento da profissão de BIÓLOGA e BIÓLOGO no Brasil.

Nosso dia é um momento importante para refletirmos sobre nossa importância, nossa responsabilidade e nosso compromisso com a sociedade e nós mesmos, sim, nós mesmos, tão bem resumido, no Juramento do (a) Biólogo (a):

"JURO, PELA MINHA FÉ E PELA MINHA HONRA E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO, EXERCER AS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM HONESTIDADE, EM DEFESA DA VIDA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E HUMANÍSTICO COM JUSTIÇA E PAZ".

A data do Dia do Biólogo não é apenas uma data comemorativa, mas também a lembrança dos colegas de profissão que já se foram e também da memória da luta pela regulamentação profissional. Antes do 03 de setembro de 1979, os Biólogos “não existiam” no ordenamento jurídico, e por isso, éramos impedidos de atuar nas áreas mais básicas da biologia e mesmo perseguidos, inclusive na sistemática biológica.

Com a regulamentação, veio a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e diversos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios), sendo o CRBio-03 criado com jurisdição nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De lá para cá, o CRBio-03 conseguiu se desenvolver e ajudar na criação do CRBio-07 (Paraná), e mais recentemente, ajudou na criação do CRBio-09 (Santa Catarina). Esses fatos demonstram que a categoria cresceu, e com o crescimento da categoria, os CRBios também crescem e novos são criados, trazendo mais representatividade local. As áreas de atuação aumentaram, assim como as fiscalizações e julgamentos de processos éticos também aumentam, sendo essa a missão principal de qualquer autarquia de fiscalização profissional.

Esperamos que a nossa classe ganhe mais notoriedade e prestígio a cada dia! Estamos e continuaremos a trabalhar pela valorização da nossa profissão, mesmo com toda sorte de acontecimentos que possam advir dessas lutas, mas com a certeza de que foi a missão que vocês nos deram e nós a estamos cumprindo.

Em nome desta gestão, que se despede em abril de 2024, parabenizamos a todos os Biólogos e Biólogas do Rio Grande do Sul.

 

Acompanhe o vídeo de comemoração ao Dia do Biólogo produzido pelo Sistema CFBio/CRBios: Clique aqui para ver o vídeo em nosso canal.