NOTA DE PESAR - DRA. CLARICE LUZ

 

 

É com imenso pesar que o CRBio-03 informa o falecimento da nossa Presidente, Dra. Clarice Luz.

 

Aos familiares e amigos, toda força e fé nesse momento de dor e saudade.

 

A Bióloga Dra. Clarice Luz, deixa dois filhos e dois netos, que ela tanto amava e tinha orgulho.

 

Informações sobre Velório:

 

19/06/2023

Angelus Memorial e Crematório

Av. Porto Alegre, 320, Medianeira – Porto Alegre/RS

08h - 11h

 

Aviso de funcionamento

 

O CRBio-03 abrirá as 13h no dia 19/06/2023 devido ao falecimento da presidente. Agradecemos a compreensão.

 

O CRBio e a Dra. Clarice Luz

 

A história da Clarice se confunde com a história da profissão e do próprio conselho. Ela estava presente nas manifestações pela regulamentação da profissão de Biólogo na década de 1970 e entrou no CRBio-03 em 2007, logo como Presidente! Era formada pela PUC/RS, mestre e doutora também pela PUC/RS em Gerontologia Biomédica. Clarice sempre foi Bióloga de laboratório, começou na adolescência e passou por diversos laboratórios ao longo de sua extensa carreira, entre eles, os laboratórios do Hospital São Lucas da PUC/RS e Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Ela também foi a primeira Bióloga do país a ter uma certificação do CNEN, por conta dos radioimunoensaios que ela realizava. Foi justamente a área laboratorial que a levou ao CRBio!

A Clarice não montou chapa para entrar no CRBio, ela foi convidada para entrar em uma chapa por conta de ser responsável técnica do seu próprio laboratório especializado em hormônios. Os Biólogos passavam grande dificuldade pela reserva de mercado e ela era uma Bióloga em clara ascensão, visto seu pioneirismo inclusive em técnicas de análise salivar. Ninguém fazia análise de hormônios pela saliva no país naquele momento. Ela acabou por ser eleita Presidente do CRBio-03, tendo encontrado um CRBio ainda em desenvolvimento em muitos aspectos. Como ela mesma dizia: o CRBio era uma sala, hoje, é uma autarquia com diversos funcionários, sede própria, e estamos prontos para crescer mais e interiorizar o atendimento para melhor atender os Biólogos do interior.

No tempo de sua gestão, foi criado o CRBio-09 – Santa Catarina, sonho antigo e que demonstra o crescimento do CRBio e da profissão, além de ter visto sua vitória final contra a reserva de mercado em Análises Clínicas em Porto Alegre/RS, com o ganho da causa jurídica do CRBio-03 contra a Prefeitura de Porto Alegre/RS.

Durante seu tempo de CRBio-03, ela viu o Sistema CFBio/CRBios crescer, a criação do CRBio-08, a criação do CRBio-10 (ES), que também contou com o apoio do CRBio-03 e tantas áreas de atuação que ela ajudou a criar. Clarice sempre esteve junto dos Biólogos da Saúde Estética, era do Grupo de Trabalho do CFBio desde o início e sempre apoiou a categoria em diversas áreas.

Também atuou ativamente pela regulamentação das Análises Laboratoriais Animal, na regulamentação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e pela melhora da formação do profissional. Atuou em diversos grupos de trabalho do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e atualmente, estava também atuando na Comissão de Saúde (CS). A Clarice sempre foi reconhecida como referência em Saúde e empresária, e muitas áreas de atuação do Biólogo talvez não tivessem sido regulamentadas sem sua atuação direta, e como Bióloga, atuou sempre com muito esforço contra todos os que prejudicavam a categoria, fosse a área que fosse.

Batalhadora e visionária, ainda umas semanas atrás estava sentada com seus pares discutindo como ampliar o atendimento dos Biólogos do Rio Grande do Sul, valorizar a profissão e como resolver os problemas da categoria. Foi ideia dela nomear a Plenária do CRBio-03 com o nome do Professor Jorge, pois ela dizia que homenagens deviam ser feitas em vida.

 

Vai em PAZ amiga querida, chefe, mãe, avó, Bióloga. A Biologia do Brasil jamais te esquecerá.