Comissão Interna de Prevenção de Acidentes capacita funcionários do CRBio-03

Com o objetivo de proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) recebeu, em sua sede, treinamento realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O curso ocorreu do dia 30 de julho a 3 de agosto.

As aulas permearam o planejamento, a execução e a verificação de ações preventivas na solução de problemas de segurança e saúde, controle de riscos e inspeções de segurança. Também foram abordados temas como o trabalho em equipe, a organização e a padronização de ações seguras. O Equipamento de Proteção Individual e o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais foram assuntos igualmente debatidos.

“Embora os riscos no CRBio-03 sejam baixos, é importante estar atento e saber como proceder”, afirma Raquele Marin, funcionária que participou do treinamento.

Para Vani de Mello, também auxiliar administrativa no Conselho e integrante da capacitação, a atividade foi realizada com grande aproveitamento. “Foi muito válido para aprender mais sobre a prevenção de acidentes e para esclarecer melhor sobre a CIPA e o que ela faz”, concluiu.  

 

 

Entenda a CIPA

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o ofício com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, e outras instituições que admitam trabalhadores e empregados.

 

Imagens: Rafaela Trajano