Conscientização no litoral: CRBio-03 integra Arrastão da Saúde 2018

O Arrastão teve início na Estação Verão Sesc/RS, localizada à beira mar e, além do CRBio-03, contou com a participação dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Educação Física (CREF2/RS), Farmácia (CRF-RS), Medicina Veterinária (CRMV-RS), Nutrição (CRN-2) e Odontologia (CRO-RS).

Os representantes percorreram a praia distribuindo kits informativos com dicas de saúde e prevenção de doenças. Cada Conselho contribuiu para a ação com seu material de divulgação, contendo desde folders e revistas informativas, até as lixeiras para carro produzidas pelo CRBio-03, que substituíram as sacolas plásticas para a entrega dos kits. Desta forma, os veranistas puderam utilizar todo o material em seu cotidiano, evitando a produção de lixo nas areais da praia.

Além da tradicional entrega de informativos, representantes do CRBio-03 ainda retornaram pelo caminho feito recolhendo resíduos, entulhos e lixos que se espalhavam pela beira mar. A coleta chamou a atenção de diversos banhistas, que ajudaram na ação e repetiam o gesto, recolhendo também o lixo produzido.

Para a Coordenadora da Comissão de Divulgação do Conselho de Biologia da 3ª Região, Isabel Cristina Junqueira, a parceria entre conselhos foi essencial para a realização do evento. “A Biologia permeia muito a área da saúde e a força-tarefa em conjunto complementou muito o nosso trabalho”, salientou. Isabel também constatou a grande receptividade dos kits. “Ninguém recusou o material, percebemos que todos realmente leram e se mostraram interessados. Nós do Conselho de Biologia cumprimos o nosso papel, levamos o material, informamos a população, explicamos que tipo de ação estávamos fazendo”, completou.

Confira o álbum de fotos do evento clicando aqui.

 

Imagens: Rafaela Trajano e Rodrigo Bruscato