Reconhecimento internacional em Bioética - O CRBio-03 parabeniza o Biólogo Dr. José Roberto Goldim, Coordenador da Comissão de Ética Profissional do Conselho

Anualmente, um pesquisador que se destaca pelo trabalho realizado na área da Bioética recebe o Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics.

Em 2017, o prêmio foi conferido ao chefe do Serviço de Bioética, José Roberto Goldim, em votação unânime dos membros do júri, composto por especialistas na área de diferentes países.

A premiação reconhece esforços, qualidades e realizações do profissional na pesquisa e na promoção da bioética europeia. O conceito de bioética europeia se refere ao conjunto de valores promovidos pelo patrimônio intelectual e cultural europeu e não, especificamente, à localização geográfica. O candidato escolhido deve, também, demonstrar empenho no objetivo de promover avanços no campo da Bioética, com a adesão aos mais elevados padrões éticos.

O nome do prêmio presta uma homenagem a Paul Max Fritz Jahr, teólogo e professor alemão responsável por empregar, pela primeira vez, o termo “Bioética”, no ano de 1927. O júri foi formado pelos professores e pesquisadores Hans-Martin Sass (Universidade de Ruhr em Bochum-Alemanha e Instituto Kennedy de Ética da Universidade Georgetown-Estados Unidos); Helene Roig (Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull de Barcelona-Espanha); Ante Covic (Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb-Croácia); Iva Rincic (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia) e Amir Muzur (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia).

A premiação acontecerá em maio, na Croácia.

(crédito da imagem e informações: Hospital de Clínicas de Porto Alegre).