Selo CFBio contempla três universidades da região sul

O Conselho Federal de Biologia, CFBio, realizou no mês de setembro a outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas 2017, que agraciou três universidades da jurisdição do CRBio-03.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estados que correspondem ao Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, Diretores e Coordenadores de curso da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Campus Chapecó EFAPI (licenciatura), da Universidade FEEVALE - Sede (bacharelado) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Erechim (licenciatura) receberam o Selo.

Ao todo, 18 cursos, em todo o Brasil, receberam a distinção, que avaliou Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos, conforme determina a Portaria n° 211/2016. A solenidade de outorga ocorreu durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios, em Brasília.

Selo CFBio de Qualidade

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País. O CFBio pretende, com isso, zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de forma que possam estar qualificados para atuar, seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.

Neste sentido, o Selo representa um fomento do Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social de forma mais incisiva. E tem como principal objetivo a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação de seus egressos.

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas é concedido a cada dois anos; a primeira edição aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. Na ocasião, as IES receberam troféu e certificado em solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas - Edição 2015, em Brasília.