CRBio-03 promove a 5ª edição do Bom Dia Biologia

Na manhã do dia 26 de outubro, 5ª feira última, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região foi mais uma vez sede do evento intitulado "Bom Dia Biologia". Uma iniciativa do Conselho desenvolvida para integrar Conselheiros, Membros das Comissões, Funcionários e Assessores e que já teve três edições promovidas durante o ano de 2016.

Em sua quinta edição, a segunda deste ano, o Bom Dia Biologia recebeu seis dos treze biólogos fotógrafos convidados, destaques na Mostra Fotográfica recentemente encerrada, que selecionou 13 trabalhos fotográficos para ilustrar o Calendário Temático de 2018, do CRBio-03.

Após o café da manhã oferecido, Isabel Junqueira, Coordenadora da Comissão de Divulgação e Publicações do CRBio-03, deu início ao evento agradecendo a presença de todos. Em seguida, apresentou no telão, uma projeção com diversas ações que a Comissão de Divulgação oportunizou para a comunicação do Conselho, durante o ano. Em seguida, destacou a participação de mais de 80 Biólogos na Mostra e a disponibilidade da comissão julgadora formada pelos Conselheiros Walter Koch e Silvia Zanela, e pela fotógrafa Bruna Siebert.

Bruna e Walter, presentes ao encontro, deram depoimentos sobre a forma como foi realizado o julgamento e os critérios para a escolha das fotos selecionadas. Walter destacou o ponto de vista artístico dos Biólogos e Bruna concordou, afirmando que cada qual tem sua “bagagem cultural para o embasamento da imagem captada”.

Em seguida, a fotógrafa Bruna assumiu a palavra e iniciou sua palestra. Foi uma bela apresentação abordando a relação da Fotografia com os aspectos da Biologia. O conteúdo da palestra você pode acessar clicando aqui. Bruna realizou ainda uma análise de cada fotografia escolhida, destacando os aspectos relevantes e diferenciais de cada registro.

Da mesma forma, os Biólogos presentes foram chamados para apresentar, cada um, depoimentos sobre suas capturas. Para o Biólogo João Pedro Arzivenko Gesing, de "O Topete do Cardeal", a fotografia “escolhe o que mostrar". Ao mesmo tempo, a Bióloga Ana Boeira Porto, de “Outra Perspectiva”, destacou: “assim como esta imagem, os problemas da vida podem ser vistos de outras perspectivas, sempre existe um caminho a ser encontrado”. Juliane Valduga da Silva, de "Hypsiboísta", lembrou que sua imagem foi obtida à noite, com o auxílio de uma lanterna. Para João Larocca, de “Olhar Atento”, “fotografia é uma questão de oportunidade”, e o registro da sua foto explica tal opinião. Aline Camilotti, de “Biodiversidade em Graus”, destacou a composição da sua foto e a biodiversidade registrada, entre neblina, sol e orvalho. Por fim, o biólogo Andre Witt explicou que fez questão de captar "Jataí" por valorizar a importância da abelha sem ferrão para a biodiversidade.

Após este momento, os seis Biólogos presentes receberam lembranças do CRBio-03. O Biólogo João Pedro presenteou o Conselho com uma cópia em grande formato de sua fotografia como forma de homenagem pela iniciativa.

O Vice-Presidente do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, Danilo da Silva Funke, Presidente em exercício, lamentou a ausência da Presidente Clarice Luz, afastada temporariamente por questões de saúde, enalteceu a presença de todos e deu por encerrada a realização da 5ª edição do Bom Dia Biologia.