CRBio-03 vai ao GHC em defesa do Biólogo na Saúde

 

 

Da esquerda para a direita: Marina Otharan (GHC-RH), Rodrigo Pinto (GHC-RH), Angelita da Rosa (GHC-Jurídico), Bióloga Denise (GHC-Banco de Sangue), Bióloga Inga (CRBio-03) e Débora Néri (CRBio-03- Departamento Jurídico). Foto: CRBio-03.

 

Recentemente, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) abriu concurso na área de Análises Clínicas, não aceitando mais nenhuma graduação que tem habilitação na área a não ser a de Farmacêutico. Biólogos questionaram o edital, assim como outras classes, pois a área é compartilhada em maior ou menor grau com 5 profissões regulamentadas, e não apenas a de Farmacêutico.

Diante da questão, o CRBio-03, representados pela Vice-presidente Bióloga Dra. Inga Ludmila Veitenheimer Mendes (CRBio 003455/03-D), junto das Gerências dos Departamentos de Relações Institucionais e Jurídico, além da Bióloga Denise Mattos (CRBio 017909/03-D) do GHC, estiveram em reunião institucional com representantes para questionar a motivação dessa limitação, apresentar as prerrogativas profissionais do Biólogo em todas as áreas da Saúde, dirimir quaisquer dúvidas em relação aos questionamentos judiciais (como nossa vitória contra o Município de Porto Alegre em relação às Análises Clínicas).

O GHC já possui Biólogos em sua estrutura em diversos Departamentos, dentre eles nas áreas de Embriologia e Banco de Sangue. A Bióloga Denise Mattos é funcionária do GHC há mais de 30 anos, realizando testes imunohematológicos, sorológicos, processamento do sangue, atuando também na área de Gestão da Qualidade. Com isso, demonstramos que os planos de cargos e salários devem contemplar a profissão de Biólogo nas mais diversas áreas, não sendo justo o impedimento de acesso ao concurso para essas e outras vagas. 

O CRBio-03 foi recebido por membros da área jurídica e recursos humanos do GHC, nas pessoas de Angelita da Rosa (Gerente da Assessoria Jurídica), Marina Matzenbacher da Rosa Otharan (Assistente de Coordenação - Recrutamento e Seleção) e Rodrigo Casagrande Dreyer Pinto (Coordenador - Administração de Pessoal), que nos explicaram a situação atual da aplicação do Plano de Cargos e Salários do GHC e as questões jurídica-administrativas em relação ao concurso. Na reunião, o GHC nos informou dos procedimentos já enviados por eles para possibilidade dos Biólogos atuarem dentro da área de Análises Clínicas futuramente, além de outras classes, entendendo nossas demandas.

Além disso, o CRBio-03 e o GHC trocaram impressões sobre a visibilidade do Biólogo na área da Saúde, além de preposição por parte do CRBio-03 de ideias que possam contemplar os Biólogos internamente, atraindo os melhores profissionais.

O CRBio-03 reafirma seu compromisso com a defesa da profissão e de suas prerrogativas profissionais, sendo de suma importância que Biólogos e estudantes de Ciências Biológicas divulguem as diversas áreas de atuação, assim como o próprio CRBio faz em suas redes e site, nos avisando o mais rápido possível de qualquer edital em que Biólogos poderiam atuar.