Vitória dos Biólogos de Santa Catarina – CFBio cria o CRBio-09 (SC)

 

Em atendimento aos pedidos dos Biólogos Catarinenses, o CRBio-03 solicitou a criação do CRBio-09 (SC) em junho de 2021 ao Conselho Federal de Biologia.

 

 

Saiu hoje no Diário Oficial da União (DOU) a publicação de duas resoluções do CFBio, aprovadas na plenária de 10 de dezembro de 2021, referentes à criação do CRBio-09 e desmembramento da jurisdição do CRBio-03. O novo Conselho Regional de Biologia, que se denominará Conselho Regional de Biologia da 9ª Região, terá jurisdição exclusiva no estado de Santa Catarina, assim como o CRBio-03 passará a ter jurisdição exclusiva no Rio Grande do Sul.

Em outubro de 2021 ocorreu a leitura do parecer do Vice-presidente do CFBio, Dr. Eliézer José Marques, que relatou o novo processo de solicitação de desmembramento, enviado pelo CRBio-03 em junho de 2021. O parecer teve como voto a aprovação da criação do novo regional e os conselheiros federais acompanharam o relator. Com a aprovação, todos os estados do sul do Brasil contarão com CRBios em seus respectivos estados, tornando melhor sua administração, seja por questões logísticas e principalmente políticas, pois passam a contar com mais representantes de seus próprios estados, proximidade das entidades de interesse da categoria e o entendimento local entre os próprios profissionais. As tomadas de decisões passam a ser direcionadas de maneira mais eficaz e tem impacto mais assertivo.

Em março de 2021, os conselheiros do CRBio-03 que representavam o estado de Santa Catarina votaram em conjunto com os conselheiros gaúchos o processo de solicitação de criação do CRBio-09, e por unanimidade votaram a favor. Findado o período de levantamento de todos os dados e cumpridos os requisitos indicados pelo CFBio, a solicitação foi enviada no dia 02 de junho.

Para a Presidente do CRBio-03, Dra. Clarice Luz, “o novo conselho representa a força dos Biólogos em prol da biologia”, diz em sua mensagem aos Biólogos:

 

Nasceu o CRBio-09!!! Parabéns aos Biólogos catarinenses! O novo conselho representa a força dos Biólogos em prol da biologia.

Nos últimos anos, Santa Catarina tem apresentado números expressivos com relação a atuação profissional pelo número de novas empresas registradas e o aumento das Anotações de Responsabilidade Técnicas (ARTs), o que demonstra o aumento do mercado de trabalho e força de atuação dos Biólogos.  Santa Catarina tem sido um estado próspero, recebendo apoio ao empreendedorismo em biotecnologia,  saúde e  meio ambiente.

Um conselho próprio de Santa Catarina poderá agora atuar com mais afinco nas demandas específicas e necessárias do estado, fortalecendo a atuação e a fiscalização profissional.

O CRBio-03 e o CFBio estarão ao lado do CRBio-09 para que ele nasça forte e muito atuante.

 Dra. Clarice Luz

 

A criação de novos CRBios indica o crescimento da profissão em números e empregos, além do amadurecimento do Sistema CFBio/CRBios. Outras profissões, inclusive concorrentes, possuem conselhos exclusivos em cada estado da federação e distrito federal, e agora na região sul, o Paraná (CRBio-07), Santa Catarina (CRBio-09) e o Rio Grande do Sul (CRBio-03) possuem seus respectivos conselhos.

 

Também para falar da criação do CRBio-09, fizemos uma pequena entrevista com o Conselheiro do CRBio-03 por Santa Catarina João de Deus Medeiros, então também Delegado na Delegacia de Santa Catarina, que agora, passa a se preparar para se tornar sede do CRBio-09 de fato.

 

CRBio-03 - Como você está se sentindo com a criação do CRBio-09?

João: A aprovação pelo CFBio da criação do CRBio-09 atende a um anseio da maior parte dos Biólogos de Santa Catarina, creio que, como eu, todos estamos muito otimistas com a perspectiva de estruturação do novo conselho, notadamente pela possibilidade de termos foco nas demandas do Estado, que tem mostrado grande evolução e avanço na atuação de profissionais Biólogos. Apesar de entendermos o grande desafio que se vislumbra, é com muita satisfação e alegria que recebemos essa notícia.


CRBio-03 - O que você acha que o futuro pode apresentar para a categoria em Santa Catarina?

João: O Estado de Santa Catarina tem ampliado bastante os nichos de atuação de profissionais Biólogos. Com o CRBio mais próximo dos profissionais e empresas, acreditamos que podemos esperar um bom desempenho e crescimento de demandas para nossos profissionais Biólogos no Estado, acompanhado de um trabalho sério e dedicado do conselho para garantir a sociedade a excelência e qualidade técnica e ética destes serviços prestados.

 

Dr. João de Deus Medeiros, Delegado e Conselheiro do CRBio-03 em Santa Catarina.

Foto: arquivo pessoal.


CRBio-03 - Como delegado, conseguiu verificar de perto o desenvolvimento dos Biólogos nos últimos tempos em Santa Catarina. Qual será a vantagem, ao seu ver, da delegacia se tornar a sede do novo CRBio-09?

João: Santa Catarina tem mantido um processo de desenvolvimento socioeconômico capaz de gerar novos empreendimentos e oportunidades num ritmo sustentável. Esse processo tem aberto novas oportunidades e ampliado oferta em campos já tradicionalmente ocupados pelos profissionais Biólogos. A mudança de delegacia para um novo CRBio permitirá maior agilidade e foco nas demandas do Estado, permitindo a atuação mais efetiva e próxima do Conselho, com claros benefícios aos profissionais e a sociedade.

CRBio-03 - Deixe uma mensagem para os Biólogos catarinenses em relação ao novo CRBio:

João: Profissional Biólogo que atua em Santa Catarina, receba com entusiasmo e otimismo a instalação do novo CRBio, pois com ele certamente estamos dando um passo decisivo para ampliar nossa participação no desenvolvimento do Estado, fornecendo à sociedade catarinense a desejada segurança em relação aos serviços profissionais que prestamos, o que é essencial para o reconhecimento social e consolidação da nossa profissão.

 

Mais notícias e informações virão sobre a criação do novo CRBio-09, assim como ficarão as situações de documentos, atendimentos e outros. Por enquanto, o CRBio-03 seguirá fazendo o atendimento dos Biólogos de Santa Catarina.