A Bióloga norte-americana que ajudou a lançar a consciência ambiental moderna

13 de Maio de 2020

Rachel Carson fez sua graduação na Universidade para Mulheres da Pensilvânia, em 1928. Já em 1932 fez mestrado em Biologia Marinha na Universidade Johns Hopkins. Iniciou dando aulas de zoologia na Universidade de Maryland. A partir de 1936, colaborou com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do governo dos Estados Unidos. Paralelo ao seu trabalho, a Bióloga escreveu três livros sobre o mar, num estilo próprio que unia ciência e romance. O primeiro foi “Sob o mar – vento” lançado em 1941 e vendeu poucos exemplares na época.

Após publicou o “O mar que nos cerca” em 1951. Vendeu mais de 200 mil exemplares em um ano só nos Estados Unidos, ficando 86 semanas na lista dos mais vendidos. A obra foi traduzida para trinta idiomas. Com este livro Rachel recebeu as medalhas de ouro John Burroughs, da New York Zoological Society e da Sociedade Geográfica da Filadélfia. Foi publicado em capítulos nas revistas Science Digest e The New Yorker e transformado em documentário por Irwin Allen, recebendo o Oscar em 1953.

Ao vencer National Book Award (Prêmio Nacional do Livro, 1951) por "O Mar que nos Cerca", a Bióloga afirmou que "os ventos, o mar e as marés em movimento são o que são. Se há encanto, beleza e majestade neles, a ciência descobrirá essas qualidades. Se eles não as têm, a ciência não as pode criar. Se há poesia em meu livro sobre o mar, não é porque eu deliberadamente a coloquei ali, e sim porque ninguém poderia fidedignamente escrever sobre o mar e ignorar a poesia".

O seu terceiro livro é "Primavera Silenciosa", 1962. Um livro que expõe preocupações ecológicas, denuncia e condena a existência de rios com leitos de água poluídos que destroem a natureza à sua volta e acusa a indústria química de ser a responsável pela contaminação de recursos de água dos Estados Unidos da América. Os fabricantes de pesticidas tentaram impedir que o livro fosse lançado e contestaram as ideias de Rachel Carson. Quando um canal de televisão (CBS) anunciou que ia passar uma reportagem sobre ao assunto, alguns anunciantes retiraram publicidade. No ano seguinte à publicação, Rachel sugeriu a tomada de medidas de precaução e proteção ambiental e da saúde, num depoimento apresentado no Congresso norte-americano. O seu alerta começou a surtir efeito algum tempo depois, quando vários estados daquele país aderiram à ideia de controlar o uso de pesticidas. Na época não existia nenhuma agência de proteção ambiental nos EUA e a indústria química podia lançar pesticidas não testados no meio ambiente.

A partir de sua obra surgiu um poderoso movimento social em prol do meio ambiente que já alterou o curso da história. O trabalho de Raquel para melhorar nosso mundo orgulha a todos!