Conheça Tedros Adhanom, o Biólogo diretor da OMS

06 de Maio de 2020

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde é um Biólogo, Dr. Tedros Adhanom, 55 anos, natural da Etiópia, eleito em 2017 para um mandato de cinco anos. Adhanom é o primeiro diretor-geral da OMS que não é formado em medicina e também o primeiro africano a ocupar este cargo.
Ele tem estado na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e alcançou muita notoriedade da mídia mundial com seus discursos quase diários sobre a situação de emergência de saúde que se encontra o mundo.

O Biólogo é internacionalmente conhecido como pesquisador e diplomata em saúde. Adhanom tem doutorado em Saúde Comunitária pela Universidade de Nottingham e mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres, ambas no Reino Unido. Possui vasta experiência em operações de respostas emergenciais a epidemias.

O Ministro já publicou muitos artigos nas principais revistas científicas. Além disso, já recebeu o prêmio humanitário Jimmy and Rosalynn Carter, em 2011, pelo reconhecimento de suas contribuições à saúde pública.

Possui também no seu currículo o Ministério da Saúde da Etiópia entre 2005 e 2012. A partir de 2012 assumiu o cargo de ministro das Relações Exteriores do país até 2016.