Ministério chama profissionais da saúde para ajudar no combate ao Covid-19

2 de abril de 2020
 
O Ministério da Saúde estabeleceu uma Ação Estratégica chamada “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, por meio da portaria nº 639, publicada hoje (2). Os profissionais serão capacitados nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), através de cursos a distância realizados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Nesse momento em que há divergências entre as entidades sobre a obrigatoriedade do Cadastro (art. 5° da Portaria ) o CRBio-03 orienta aos profissionais regularmente registrados que façam seu cadastro junto ao Ministério da Saúde, observando também as diretrizes do CFBio.Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação. O cadastro poderá ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento ao Covid-19.
As categorias profissionais consideradas nesta ação estratégica são Biologia, Serviço Social, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Técnicos em Radiologia. Todos os profissionais precisam estar com seus registros ativos em seu respectivo Conselho Profissional.
Os oficios foram encaminhados aos Conselhos Federais para manifestação. “Ainda não recebemos manifestação do nosso Conselho Federal sobre os procedimentos que serão adotados. Assim que recebermos divulgaremos para todos pelo site e redes sociais”, orienta o presidente do CRBio-03, Biólogo Jackson Muller.
As ações serão realizadas enquanto durar o estado de emergência da saúde pública.