Conteúdo de novo curso de Biologia terá participação do CRBio-03

24 de janeiro de 2020

A retomada do curso de Biologia como graduação foi a principal pauta da reunião ocorrida entre o vice-presidente da Autarquia Biólogo Brites Pereira, o conselheiro tesoureiro Renato Oliveira Jr, o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional - CFAP Marcelo Menezes e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Leonardo Beroldt.

O reitor relatou a audiência pública que a instituição fez ano passado para conhecer melhor que tipo de profissional o mercado necessitava na região litorânea no RS, já que a curso que teve seu ingresso encerrado acontece ainda hoje no campus da cidade de Osório. “Nossa intenção, após o encerramento da parceria de 12 anos que tínhamos com a UFRGS, é a de criarmos sozinhos o curso de graduação em Ciências Biológicas, Gestão Ambiental Marinha e Costeira. E queremos muito contar com o CRBio-03 na construção deste conteúdo, porque reconhecemos a importância dos profissionais estarem vinculados aos seus Conselhos para um correto exercício profissional”, afirmou Beroldt.

Na reunião, ocorrida em Porto Alegre, o vice-presidente do Conselho falou dos projetos prioritários da nova gestão, que assumiu em novembro último, de aproximação da Autarquia das universidades gaúchas e catarinenses. “Só no último ano, o Conselho Federal editou 59 Resoluções ampliando o mercado profissional para os Biólogos, e isso requer que nossos registrados estejam melhor preparados para atender às demandas. Queremos que as universidades agreguem estes novos conhecimentos aos seus conteúdos”.

Como próximo passo, a partir de março a UERGS fará contato com a Comissão do Conselho para que seus profissionais possam avaliar a auxiliar na construção das cadeiras integrantes do novo curso da Universidade gaúcha.