CRBio-03 fiscalizou mais de 400 municípios em 2019

3 de janeiro de 2020 

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região - CRBio-03 é responsável pela fiscalização do exercício profissional da Biologia nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que implica tanto proteger a sociedade e o meio ambiente, como garantir que os serviços sejam executados por profissionais legalmente habilitados.

Em dezembro último o CRBio-03 fiscalizou 14 municípios nos dois estados realizando, ao todo, 36 vistorias. No mesmo período sete Termos de Notificação foram emitidos, destes um resultou em Auto de Infração.
Em 2019 o CRBio-03 mapeou o número de emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica por município de SC e RS, entre os anos de 2016 a 2019, conforme segue nas figuras abaixo.

 

 

Com esta avaliação pode-se observar que em SC a maioria dos Biólogos está concentrada na cidade na capital, mas Joinville tem o maior número de ART emitidas. Já no RS a maioria das ARTs está sendo por serviços no litoral.

No total do ano encerrado foram 488 cidades fiscalizadas, sendo realizadas mais de duas mil vistorias. No RS, as cidades onde mais ações de fiscalização aconteceram foi Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. No estado de SC, Florianópolis, Chapecó, Joinville e Brusque. No decorrer do ano foram emitidos 149 Termos de Notificação, 35 destes sucederam em Auto de Infração. Além disso, foram emitidos 633 ofícios.

A partir dessas informações é possível mapear os lugares onde os Biólogos mais estão trabalhando, o que possibilita definir melhores estratégias de acompanhamento, bem como saber onde a presença do CRBio-03 é mais importante, “com vistas não só de fiscalização mas, principalmente, de realizar ações para ampliação do mercado de trabalho e de reconhecimento destes profissionais como fundamentais para um desenvolvimento sustentável de nossos estados”, complementa o presidente do CRBio-03, Jackson Muller.