Secretaria Estadual de Meio Ambiente e FEPAM querem construir uma nova relação com o CRBio-03

17 de dezembro de 2016

“Precisamos e queremos trabalhar junto com os Conselhos Profissionais para garantir que todos os serviços técnicos tenham somente profissionais habilitados como responsáveis.” Desta forma o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Artur Lemos, recebeu a nova diretoria do Conselho Regional de Biologia 3ª Região no último dia 16 de dezembro.

A nova diretoria foi apresentada pelo presidente do CRBio-03, Biólogo Jackson Muller, que colocou o Conselho e seus profissionais à disposição da Sema na discussão dos importantes temas estaduais e nacionais ambientais. “Para isso, já montamos dez Grupos Técnicos e estamos buscando envolver ainda mais profissionais nestes debates e na busca de novas soluções para o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente” afirmou o Biólogo Muller.

O CRBio-03 envolve dois estados – RS e SC – e mais de oito mil registrados e, para a nova administração, um dos objetivos para o próximo ano será capacitar os profissionais para os vários segmentos profissionais ora definidos em Resoluções pelo Conselho Federal. Para Marjorie Kauffmann, presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís também presente à reunião, a ideia é chamar os Conselhos para que definam suas atribuições junto à Fundação. “Somos bastante demandados por vários órgãos de fiscalização, tanto quanto nós como, por exemplo, o Ministério Público na questão da aplicação dos agrotóxicos e precisamos conhecer os sistemas de fiscalização de cada Conselho envolvidos nestas atividades”, coloca Marjorie.

O presidente do Conselho apresentou aos participantes o mapeamento das atividades profissionais nos dois estados abrangidos pelo CRBio-03 demonstrando quais os locais de maior concentração profissional e quais os tipos de trabalhos que estão sendo realizados pelos Biólogos. “Mas queremos saber mais, queremos conhecer e atuar principalmente onde estão os demais espaços para os Biólogos trabalharem”, finalizou o presidente Jackson Muller.