CRBio-03, um novo tempo de ações e transparência em defesa da Biologia

19 de novembro de 2019

Desde o dia 6 de novembro, com a posse da nova gestão que administrará o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região até 2023, novas ações já estão sendo planejadas e executadas para qualificar o trabalho e a abrangência dos profissionais Biólogos registrados no Conselho. Uma delas é buscar representação efetiva dos profissionais e empresas registradas no CRBio-03, em especial junto aos postos de trabalho, funções e cargos técnicos públicos e nos Comitês Municipais e Estaduais relacionados à profissão. Também ampliar a fiscalização para combater o exercício ilegal da Biologia, visando valorizar a profissão e seus profissionais tecnicamente habilitados, além de proteger a sociedade.

Outra prioridade deste novo mandato é promover a interiorização do Conselho com a criação de Delegacias Regionais e incentivar a criação de entidades de classe nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A nova gestão já está trabalhando para melhorias e modernizações na concessão e baixa das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e nos Termos de Responsabilidade Técnica (TRT), na busca de maior agilização destes procedimentos aos Biólogos. “Também queremos tornar mais ágil a tramitação dos processos no CRBio 03, possibilitando que nossos profissionais acompanhem o andamento pelo site e tenham decisões em tempos bem menores que os atuais” afirma o presidente, biólogo Jackson Muller.

Além disso, a Criação da Caixa de Assistência dos Profissionais Biólogos, com oferecimento de planos de assistência social, de saúde, previdenciários e empréstimos financeiros para qualificação profissional é mais um projeto no qual os conselheiros empossados neste mês já estão trabalhando.

“E toda nossa administração será caracterizada pela transparência total na gestão administrativa e econômica do CRBio 03, com participação real dos profissionais registrados”, finaliza Muller.