Controle de vetores e pragas urbanas: CRBio-03 presente em terceira edição do curso de capacitação

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, CRBio-03, representado pelo Biólogo Michel Pasolius, integrou a programação da 3ª edição do Curso sobre Controle de Vetores e Pragas Urbanas. Michel Pasolius, ministrou o módulo de Biologia de Pragas Urbanas, apresentando os principais aspectos biológicos, ecológicos, sanitários dos animais considerados pragas Urbanas.

O palestrante destacou a importância de conhecer a Biologia das pragas e vetores para a melhor realização do Manejo Integrado destes animais, evitando, desta forma,  prejuízos a Saúde humana.

 

A ação conjunta entre o Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM ocorreu no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS.

A ideia do curso surgiu por meio de encaminhamentos do Ministério Público Federal,que coordena o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA).

A capacitação é voltada para profissionais responsáveis técnicos e legais por Estabelecimentos de Controle de Vetores e Pragas, Fiscais dos Conselhos Profissionais e Servidores da Vigilância Estadual e Municipais no RS.

O curso propôs a observação das diretrizes, definições e condições gerais para o funcionamento das empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas, visando o cumprimento das Boas Práticas Operacionais, a fim de garantir a qualidade e segurança do serviço prestado e minimizar o impacto ao meio ambiente, à saúde do consumidor e do aplicador de produtos saneantes desinfetantes.