Atuação: Saiba mais sobre a subárea Análises e Diagnósticos Biomoleculares

Atuar na pesquisa e na gestão de bancos de DNA e bancos de células, realizar análises moleculares para o diagnóstico de doenças genéticas ou sua predisposição e atuar na gestão de laboratórios são algumas das atividades descritas na subárea Análise e Diagnósticos Biomoleculares, descrita no Parecer CFBio nº 24/2010. O documento foi criado pelo GT Áreas de Atuação do Federal, com o intuito de estabelecer com maior clareza e objetividade os limites de atuação do Biólogo.

Estas e outras atividades também fazem parte da rotina do laboratório Genia, especializado em serviços baseados em análise de DNA, com foco na saúde humana, produção agropecuária e indústria alimentícia. A Bióloga Simone Schumacher, Diretora da empresa e atuante há mais de 20 anos na área de investigação de paternidades, destaca o salto da Biologia Molecular e da Genética em poucos anos. "Hoje não só temos uma melhora geral dos processos, qualidade e quantidade de exames, como o fruto dessas inovações, que é exatamente oferecer maior qualidade de vida através da informação individual de qualquer pessoa, por meio da análise do DNA", destaca.

Mestre na área, Simone decidiu atuar com Análises e Diagnósticos Biomoleculares pois acreditava que seria uma inovação para a saúde. "A medicina personalizada já é uma realidade, e estou segura de que será uma revolução ainda mais profunda em como prevenimos, diagnosticamos e tratamos uma série de doenças", salienta.

Para acessar o Parecer completo, clique aqui