Atuação: Entenda as atividades de Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade

O Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade é também uma subárea descrita no Parecer CFBio nº 24/2010, estipulado pelo GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Atuar na pesquisa, coordenação e orientação, ministrar cursos e disciplinas na graduação e pós-graduação e atuar em demais atividades de treinamento e formação de profissionais na área ambiental são algumas das atividades da subárea detalhadas no documento.

Ao perceber que o Licenciamento Ambiental possui mais destaque nas agendas de empresas do Rio Grande do Sul, a Ambientar - Consultoria Ambiental provoca seus clientes a realizarem também atividades de Educação Ambiental há 19 anos. Para isso, a empresa realiza eventos direcionados a temas específicos e treinamentos em grupos de acordo com processos que possuam escopo ambiental dentro das mais variadas áreas de atividades produtivas.

A Diretora do empreendimento, Bióloga Diana Blum Kunzel, afirma que o objetivo é proporcionar condições para o desenvolvimento das capacidades necessárias a fim de que os grupos intervenham de modo qualificado na gestão dos recursos ambientais e nas rotinas empresarias, bem como nas decisões que afetam a qualidade ambiental do contexto empresarial. "Entendemos que só haverá efetividade nestes objetivos se os colaboradores realmente compreenderem as razões daqueles processos e sua gravidade na contribuição de um ambiente mais equilibrado", apontou.

Com uma equipe técnica multidisciplinar permanente para atender a demanda ambiental, a Ambientar se destaca pela inovação e qualidade nos serviços. "Nas várias empresas em que estes instrumentos têm sido aplicados, percebe-se uma grande evolução no grupo, que também tem levado para fora esta compreensão", destacou.

Segundo o Art. 1º da Lei nº 9795/1999, referente à Política Nacional de Educação Ambiental, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Imagem: Divulgação Ambientar