Atuação: Entenda a subárea Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas

Realizar diagnósticos e prognósticos dos ambientes terrestres e aquáticos e propor, executar, monitorar e avaliar projetos de proteção e restauração de ambientes aquáticos e terrestres são algumas das atividades descritas na subárea Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas. O detalhamento destas funções foi elaborado pelo GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e está presente no Parecer nº 24/2010, integrando a área de Meio Ambiente e Biodiversidade.

Segundo a Bióloga Juliana Meller, Responsável Técnica na área, uma bacia hidrográfica, formada por inúmeros cursos hídricos de várias categorias, precisa ser pensada como uma unidade geográfica que, além de dar origem aos cursos d’água, presenteia com inúmeras paisagens, em equilíbrio ou desequilíbrio ambiental. Para ela, o papel do Biólogo é reconhecer essas unidades como sistema ecológico, que abrange todos os organismos que funcionam em conjunto, e entender como os recursos naturais estão interligados e são dependentes, propondo meios de conservá-los e recuperá-los. “Ao prestar serviços ou realizar pesquisa nessa área, temos a capacidade de tornar compatível a produção com a preservação/conservação ambiental, buscando adequar a interferência antrópica às características biofísicas dessas unidades naturais”, salienta. 

Coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares também é uma atividade descrita na subárea, segundo o Parecer CFBio. Para Juliana, a atuação do Biólogo com Gestão de Recursos Hídricos está vinculada a contratação do serviço por um empreendedor, seja ele público ou privado, onde o trabalho sempre é realizado em equipe, sendo fundamental para a resolução de conflitos socioambientais. “As atividades podem ser de curto prazo e pontuais, como situações específicas a serem investigadas e solucionadas, ou de longo prazo e análises mais complexas, mas sempre sobre o viés da sustentabilidade, ambiental econômica e social”, finaliza.

Para acessar as demais atividades da subárea Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, segundo o Parecer CFBio nº 24/2010, clique aqui

Imagem: Bióloga Marciane Corneli