Conselheira do CRBio-03 recebe homenagem pela atuação em Brumadinho

Em cerimônia realizada no dia 7 de junho, sexta-feira, no Palácio Piratini, a Conselheira do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) e Perita Criminal, Cristina Barbieri, recebeu homenagem prestada pela Defesa Civil por sua atuação na tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho/MG. Cristina representou o Instituo-Geral de Perícias do Estado (IGP) e recebeu medalha graças os serviços prestados à população gaúcha. 

Convidada pela Polícia Federal (PF), o trabalho realizado pela Bióloga integrou a coleta de amostras visando à caracterização do crime de poluição ambiental decorrente do rompimento da barragem de rejeitos. Sua tese de Doutorado, onde estudou estimativas de incerteza da amostragem na perícia ambiental em crimes de poluição, foi essencial para a atuação no local. “A ideia é agregar robustez à prova pericial por meio da interpretação dos dados baseada nas informações mais detalhadas sobre as variações na distribuição dos poluentes no ambiente”, explicou.

A missão comandada pela Perícia Criminal da PF também contou com a participação de Peritos Criminais Federais nas áreas de Química, Geologia e Bioquímica, além de Professores da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para Cristina, a atuação de um Biólogo, neste caso, é de extrema importância. “Além do trabalho que desenvolvi, que tem interface com a área de geoquímica ambiental, também se dá na caracterização dos crimes contra a fauna e contra a flora decorrentes da enxurrada de rejeitos na bacia do Córrego Ferro-Carvão, que atingiu e impactou também o Rio Paraopeba”, salienta. 

Imagem: Cristina Barbieri