Atuação: Saiba mais sobre a subárea Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos

Desenvolver e utilizar tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados a estudos de ecossistemas aquáticos e indicar áreas passíveis de uso para recreação, lazer, conservação ou exploração econômica são algumas das atividades descritas na subárea de Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos, no Parecer CFBio nº 24/2010, elaborado pelo GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Integrando a área de Meio Ambiente e Biodiversidade, as atividades ainda incluem contribuir na proposição de Políticas Públicas para conservação e uso sustentável dos recursos hídricos, como é o caso do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em parceria com a Empresa Universal Leaf Tabacos, a organização sem fins lucrativos Fundación Altadis e o Município de Vera Cruz/RS. A iniciativa é utilizada como ferramenta operacional na preservação de recursos naturais de sistemas aquáticos e tem como objetivo proteger as nascentes e áreas ripárias da bacia, garantindo a preservação dos recursos mediante pagamento aos agricultores de pequenas propriedades pelo fornecimento de serviços ambientais de proteção destas áreas. Atualmente, o projeto conta com a participação de 63 produtores.

Para o Biólogo, Professor da UNISC e Líder do Grupo de Pesquisa em Limnologia, Dr. Eduardo Lobo Alcayaga, a adoção do PSA como instrumento de política de desenvolvimento sustentável do território rural, pelos órgãos públicos competentes, torna-se uma alternativa promissora em termos de gestão pública. “Resultados das pesquisas desenvolvidas para avaliar a eficiência da implantação destas áreas de preservação verificaram um aumento significativo na qualidade da água das nascentes e na diversidade de espécies vegetais”, afirmou.

Outras atividades ainda são citadas sobre a subárea durante o Parecer CFBio, como propor, elaborar, implantar, executar e avaliar projetos de resgate e reintrodução de espécies, realizar Avaliações Ecológicas Rápidas (AER), Ambientais Estratégicas (AAEs) e Ambientais Integradas (AAIs), entre outras. Para saber mais, clique aqui.