Caça comercial de baleias: CRBio-03 expressa posicionamento sobre nova proposição

O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) repudia extremamente a proposta trazida à Comissão Internacional da Baleia (International Whaling Comission), que ocorrerá em Florianópolis até sexta-feira, 14 de setembro, e que pode permitir novamente a caça de baleias, proibida no Brasil desde 1986. O Japão, com o apoio declarado da Islândia, Noruega e outros países, sugere a legalização da captura do animal em larga escala, com o objetivo de comercializar carne, óleo e gordura.

Para impedir tal ideia retrógrada e cruel, que objetiva à violência contra animais indispensáveis para o ecossistema marinho, a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul tem sido proposta desde 1998 e o CRBio-03, agora mais do que nunca, posiciona-se fortemente a favor da iniciativa. Zelar, juntamente com os Biólogos, pela vida em todas as suas formas e pela conservação e sustentabilidade da biodiversidade, é o propósito do Conselho e deveria ser igualmente o de toda a humanidade.

Como se posicionar:

O Santuário das Baleias está recolhendo assinaturas para que a proposta do Santuário seja novamente encaminhada a 88 países-membros da Comissão Internacional da Baleia, demonstrando a iniciativa e o apoio da população pela causa. Para assinar, acesse o site: https://www.santuariodasbaleias.org.br/