Grupos de Trabalho

GRUPO DE TRABALHO DE PERÍCIAS - GT PERÍCIAS

  • CRISTINA BARAZETTI BARBIERI - CRBio 009418/03-D - COORDENADORA;

Cristina Barazetti Barbieri se licenciou em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e cursou Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente na mesma universidade. É Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), onde pesquisou a caracterização de crimes ambientais de poluição por meio do rastreamento de fontes de contaminantes nos sedimentos usando metais, isótopos e compostos orgânicos e incorporando metrologia forense, com financiamento de edital Universal do CNPq. Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) aposentada em 2020, trabalhou, desde o início de sua carreira, em 1997, com perícias criminais ambientais, além de ter ocupado o cargo de Supervisora Técnica daquele órgão. Leciona a disciplina de Perícia Ambiental em cursos de Pós-Graduação e é autora de publicações na área.

  • RAFAEL ALMEIDA PORCIÚNCULA - CRBio 063765/03-D - SECRETÁRIO;

Rafael Almeida Porciúncula é Biólogo Licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Aquicultura pela mesma universidade. Cursou especialização em MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e conta com experiências como analista e consultor ambiental, professor e órgãos de representação social na área da educação, além de ser Perito Judicial Ambiental cadastrado junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

  • ODIMAR LORINI DA COSTA - CRBio 041816/03-D - Vogal;

Odimar Lorini da Costa é formado em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (UNIVATES). Atua no licenciamento ambiental nas suas diferentes fases (LP, LI e LO), englobando órgão licenciador municipal, estadual ou federal. É agente de supervisão e fiscalização ambiental para implantação de obras de infraestrutura (rodovias, ferrovias, sanitárias, hidráulicas, entre outras). Perito Judicial Ambiental cadastrado junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

  • JOÃO DE DEUS MEDEIROS - CRBio 008252/03-D - Vogal.

João de Deus Medeiros é Biólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), é professor na UFSC, atuando no mestrado em Perícias Criminais Ambientais, além de Perito Ambiental com atuação na Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC).

  • SÉRGIO LUIS LANGER - CRBio 025487/03-D - Vogal;

Sérgio Luis Langer é Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Especialista em Toxicologia Aplicada pela mesma universidade e Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Enfermidades Parasitárias pela Universidad Autonoma de Asunción (UAA). Atua nas áreas de perícias judiciais em temas ambientais e toxicologia da justiça estadual e federal no Rio Grande do Sul em diversos municípios, tem experiência no ensino e é membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox).

Portaria nº 460/2021