Cursos & Eventos

Aqui você encontra informações atualizadas sobre atividades de capacitação profissional voltadas para os profissionais da Biologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Divulgue e participe!
Gostaria de divulgar cursos ou eventos? Entre em contato com o CRBio-03 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Curso Inventário Florístico Aplicado ao Licenciamento Ambiental

    De 24 a 26 de maio | Em Nova Petrópolis/RS
     
    O curso tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes na realização de um dos principais instrumentos de avaliação de impacto ambiental sobre a flora e a vegetação, o inventário florístico. A partir do levantamento das espécies de plantas pertencentes a todos os hábitos ocorrentes em uma determinada área, como ervas, arbustos, trepadeiras, epífitas e árvores, é possível determinar a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas e imunes ao corte com precisão, além de medidas mitigatórias, atendendo plenamente os diferentes termos de referência para estudos ambientais.
     
    Carga horária: 30h/aula.
     
    Ministrantes
    MSc. Martin Grings
    Biólogo formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no bacharelado e na licenciatura. Mestre em Botânica pela UFRGS e doutorando em taxonomia vegetal (UFRGS). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos (identificação de espécies botânicas, atuando principalmente com inventários florísticos, fitossociologia e diagnósticos do estado de conservação da vegetação).
     
    Biólogo MSc. Anderson Santos de Mello 
    Biólogo (UFRGS), mestre em Biologia Vegetal (UFSC), e doutorando em taxonomia vegetal (UFRGS) atuando como pesquisador e consultor ambiental. Desenvolve diversos estudos sobre a flora e vegetação, como monitoramentos, estudos de licenciamento em diferentes escalas. Experiência destacada em diagnósticos de flora e vegetação de Unidades de Conservação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Taxonomista especialista na família Podostemaceae, possui experiência em levantamentos florísticos e fitossociológicos em diferentes regiões do país.

    Locais das práticas: Escola e Hospedaria Bom Pastor e fragmentos florestais no município de Nova Petrópolis-RS.
     

  • Exposição Ilustrando a Ciência Univates

    De 2ªf a 6ªf, até 27 de junho.
    Local: Univates - Rua Avelino Talini, 171 - Lajeado/RS 

    O Museu de Ciências da Univates está sediando a exposição “Ilustrando a Ciência: insetos”, que objetiva divulgar a ciência e a preservação da história da natureza. Na mostra, que segue até 27 de junho, poderão ser encontrados quadros com ilustrações científicas de espécimes que integram a coleção zoológica de artrópodes do Museu.

    Exposição: De 2ªf a 6ªf, até 27 de junho.

    Horário: das 8h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 19h às 21h30min.

    Local: Sala 100 do Prédio 8 da Univates


    Oficina: Insetos em traços

    A atividade visa a exploarar as características morfológicas externas dos insetos por meio de desenhos e pinturas.

    Público-alvo: alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

    As oficinas serão ofertadas nas quartas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, de 10 de abril a 26 de junho.

    Visitas e oficinas podem ser agendadas gratuitamente pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Seminários PPG/Biologia 2019/1

    Campos Sulinos: uma região campestre, mas composição distinta entre os biomas Pampa e Mata Atlântica
    Dia 17 de abril | 4ª feira | 17h30min

    Palestrante Dra. Bianca Ott Andrade
    PPG Botânica
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Local: Sala E09 005 | Unisinos - Campus São Leopoldo
    Evento gratuito e aberto ao público

  • Curso Interpretação da Norma ISO/IEC 17025:2017

    Dia 27 de abril | Em São Leopoldo/RS
    Local: ACIST-SL – Rua Lindolfo Collor, 439 5º andar - São Leopoldo/RS

    Este curso tem por objetivo capacitar os participantes na interpretação dos requisitos da Norma ISO IEC 17025:2017 para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade nos Laboratórios, para atender o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº5 do MS e Portaria FEPAM 029/2017. Além disso, apresentar as principais mudanças da nova versão e fornecer informações importantes sobre o seu processo de transição. 

    Horário: das 8h30 às 17h30

    Público-alvo:
    Profissionais e estudantes que desejam adquirir e/ou atualizar seus conhecimentos sobre a Norma, profissionais que necessitam implementar um Sistema de Gestão da Qualidade nos Laboratórios em conformidade com a Norma em questão e demais interessados. 

     Programação:
    • Legislação aplicável ao atendimento da Norma ISO IEC 17025:2017
    • Visão Geral da NBR ISO IEC 17025:2017 - Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração;
    • Estudo dos requisitos da Norma;
    • Benefícios da integração de um Sistema de Gestão.

    Carga-horária: 8h

    Ministrante:
    Me. SULIANY MARCELINO ORDAKOWSKI
    Possui graduação em Química Licenciatura Plena e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Química Aplicada em Saneamento pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Auditora Líder interna das Normas ISO 9001, ISO IEC 17025, ISO 14001 e OHSAS 18001. Possui experiência na implantação da Norma ISO 17025 e em auditorias internas em Unidades do SENAI-RS onde atuou por 25 anos, bem como em laboratórios externos. Atuou como Examinadora no PNQ, PNQS e PQRS. Possui experiência de 15 anos na docência, em cursos técnicos profissionalizantes e cursos de treinamento. Empresária, atuando com consultoria, assessoria e treinamentos na área ambiental e qualidade, pela SMO Ambiental. Tem participado em vários cursos, congressos, seminários e feiras na área de metrologia e qualidade, como por exemplo: Seminário de Comparação Interlaboratorial - água, alimentos, calçados e polímeros; Jornada de Oficinas Analíticas - Ênfase em Análises Físico-Químicas em Águas, Workshop - a revisão da ISO 17025 - o que esperar? Entre outros.

    Investimento: R$ 480,00

    O certificado será fornecido somente para os inscritos que tiverem 75% de presença. O curso é válido como horas complementares.

    Link do evento: https://www.facebook.com/events/454387731769418/ 

     

     

  • Curso Resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos - RDC 26/2014 – ANVISA

    Dia 29 de abril | Das 8h às 17h.
    Local: Florianópolis - Santa Catarina


    Uma parceria entre professores e pesquisadores das Universidades USP, UNICAMP e UNIFESP para ajudar você a entender a RDC 26/2014 da ANVISA. A exigência dos testes de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos foi instituída pela Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 26/2014. A referida norma estabeleceu e atualizou critérios de controle de qualidade no registro e no pós-registro de uma série de categorias de medicamentos, dentre elas os fitoterápicos” (ANVISA).


    Devido as novas exigências os Profissionais das áreas de Química, Farmácia, Biologia e Engenharias precisam estar atualizados. O Presente evento vai esclarecer de forma minuciosa as novas exigências

    Entre os temas trabalhados estarão:
    1. Quais agrotóxicos devem ser pesquisados?
    2. Quais os testes devem ser realizados e quais certificados são necessários?
    3. Quem é o responsável pela analise de resíduos de agrotóxicos, o Fabricante do Insumo Farmacêutico Ativo Vegetal – IFAV ou o Fabricante do Medicamento?
    4. Qual documentação deve ser apresentada perante a ANVISA?
    5. Em que periodicidade devem ser feitos os testes nos IFAV?
    6. Qual a penalidade para os as Empresas que não se adequarem as novas exigências?

    Inscrições pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/residuos-de-agrotoxicos-em-fitoterapicos-rdc-262014-anvisa-tickets-59766464103

    Profissionais registrados no CRBio-03 e em dia, possuem desconto, código CRBio.
     

    Os estudantes devem apresentar no dia do evento, carteirinha de Estudante ou comprovante de matricula. O local será confirmado por e-mail com 15 dias de antecedência do curso.

     

  • Processo Seletivo em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

    A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada no Estado, publicou o edital para o processo seletivo de candidatos a vagas para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul.

    São oferecidas até 20 vagas para ingresso no segundo semestre de 2019.

    As inscrições devem ser realizadas entre os dias 1º de abril e 3 de maio de 2019.

    Para mais informações, acesse: https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/noticias/mestrado-em-agroecologia-e-desenvolvimento-rural-sustentavel-divulga-edital-deprocesso-seletivo

    Para o edital, clique aqui

  • Curso Gestão de Resíduos Sólidos e Elaboração de Planos de Aperfeiçoamento

    Dias 11 e 18 de maio de 2019 | Das 08h30 às 12h e 13h às 17h30
    Em Novo Hamburgo/RS.

    O curso tem por objetivo oferecer aos participantes aprendizado sobre as etapas do gerenciamento de resíduos sólidos, conforme os princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Curso com aula prática e visita técnica.

    Área de atuação:
    Organizações dos setores público, privado e do terceiro setor, desenvolvendo atividades na gestão ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos.

    Público-alvo:
    Profissionais da área do meio ambiente, estudantes de nível técnico ou superior e demais interessados na área ambiental.

    Ministrantes:
    Suliany Marcelino Ordakowski, Gustavo Marques da Costa e Luiz Henz

    Carga horária: 16h
    Valor: R$ 550,00
    Local: Anhanguera Novo Hamburgo – Av. Nações Unidas, 3421 – Novo Hamburgo/RS.

    O certificado será fornecido somente para os inscritos que tiverem 75% de presença. O curso é válido como horas complementares

    Inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (51) 9 8432-0571, (51) 9 9730-4262, (51) 3036-2020.


    Link do evento, acesse https://www.facebook.com/events/2082308232066467/

  • Curso Valoração Patrimonial e Moral dos Danos Ambientais na área de Sustentabilidade e Meio Ambiente

    Dias 17 e 18 de maio | Em Florianópolis/SC
    Local: Vilaj Coworking - Rua Lauro Linhares, 1281 - Sala 4 - Trindade - Florianópolis/RS 

    Horários:
    Dia 17/5 - Das 19h às 22h
    Dia 18/5 - Das 9h às 17h

    Carga horária: 24 horas/aula (45 min) sendo:
    12 horas presenciais / 12 horas EAD - Módulo 4

    Público-alvo: Profissionais tais como, técnicos, engenheiros, acadêmicos, empresários, investidores e estudantes das mais diversas áreas de interesse, que desejam atuar diretamente na área de Perícia Ambiental Judicial e também àqueles que já atuam na área e necessitam de atualização.

    Os alunos terão orientação sobre:

    - Oportunidades envolvidas nesse mercado de Consultorias e Perícias Ambientais;
    - Dicas para conseguir os primeiros clientes;
    - Um passo a passo como iniciar ou ampliar a sua atuação na área.

    Conteúdo programático

    MÓDULO I:
    CONCEITOS FUNDAMENTAIS
    1 - Economia Ambiental
    2 - Avaliação de Danos ao Meio Ambiente

    MÓDULO II:
    VALORAÇÃO PATRIMONIAL DOS DANOS AMBIENTAIS
    1 - Princípios Econômicos aplicados à Valoração dos Danos Ambientais
    2 - Métodos e Procedimentos

    MÓDULO III:
    VALORAÇÃO MORAL DOS DANOS AMBIENTAIS
    1 - Julgamento de Valor
    2 - Procedimentos e Métodos

    MÓDULO IV:
    Atividades Práticas
    1 - Aplicação de métodos de valoração em casos reais. 
    O que está incluso
    - Material didático (digital e impresso) com Técnicas, procedimento e Roteiro com material desenvolvido por Renata Pifer com a utilização de indicadores confiáveis e aceitos pelos Tribunais;
    - Certificado impresso e digital;
    - Acesso vitalício à plataforma EAD CETEC Ambiental


    CERTIFICADO DOS CURSOS
    Ao final de cada curso os alunos receberão o Certificado de Conclusão nos moldes da Lei nº 9.394/1996. O certificado é válido em todo o Brasil servindo para cadastro perante os órgãos judiciários.


    Leia mais informações em: CURSOS LIVRES – DEFINIÇÃO E INFORMAÇÕES LEGAIS - http://www.cetecambiental.eco.br/cursoslivres/
    Instrutora:
    RENATA PIFER - CEO RP SOLUÇÕES AMBIENTAIS, TRAINER CETEC AMBIENTAL - Uma das mais requisitadas consultoras em Estratégias Sustentáveis de pequenas e médias empresas no país, referência nacional no tema, Renata Pifer é Engenheira Agronôma e Sanitarista e atua como Gestora e Engenheira Ambiental há mais de 20 anos. Professora universitária de várias universidades públicas e privadas e Idealizadora dos Programas Empreendedor Ambiental de Sucesso e Potencialize Você e sua Empresa, já formou mais de 1000 jovens empreendedores e líderes em torno do desafio de inspirar e educar em meio ambiente. Palestrante e Trainer já realizou mais de 7 mil horas em palestras, cursos e treinamentos, impactando, só nos últimos três anos, aproximadamente 6,5 mil pessoas. Autora e Co-autora de vários livros na área de Saneamento Básico Ambiental e Estratégias Sustentáveis. Perita Ambiental há 15 anos já atuou em diversos casos, principalmente nos estados do Rio grande do Norte e Ceará, professora da pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental da Faculdade do Vale do Jaguaribe desde 2009, além de Auditora em Sistema de Gestão Ambiental.

     

    VALOR DO INVESTIMENTO
    Associados pagam valor de estudante - Para inscrição até o dia 6 de março
    30% desconto

    Profissional R$ 630,00
    Estudante R$ 525,00


    Após:
    Profissional R$ 900,00
    Estudante R$ 750,00

    Para inscrição, acesse https://doity.com.br/valoracaoambiental-florianopolis-sc-1


    CETEC AMBIENTAL(41) 99888- 6367
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


    Quer conhecer mais sobre o CETEC AMBIENTAL, acesse:

    http://www.cetecambiental.eco.br
    http://www.periciaambiental.eco.br/

    Facebook:
    https://www.facebook.com/cetecambiental/
    https://www.facebook.com/periciaambientaljudicial

    Instagram:
    https://www.instagram.com/cetecambiental/
    https://www.instagram.com/periciaambiental/

  • Curso Formação de Auditores Internos da Norma ISO/IEC 25017:2017

    Dias 24 e 25 de abril | Em Florianópolis/SC
    Local: CDL Florianópolis - Rua Felipe Schmidt, 679 - Centro

    O objetivo deste curso é qualificar auditores observando os requisitos da Norma NBR ISO 19011:2018 (nova versão), para execução das auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaio e Calibração em conformidade com a Norma NBR ISO IEC 17025:2017.

    Programação:
    • Conceitos, definições e justificativas aplicáveis às auditorias internas;
    • A norma ISO 19011:2018 de auditorias;
    • Características das auditorias internas;
    • Competência dos auditores;
    • Comunicação na auditoria;
    • Etapas da auditoria;
    • Documentos aplicáveis às auditorias;
    • Dicas práticas;
    • Problemas causados por auditores e auditados;
    • Exercícios práticos de fixação e estudos de caso;
    • Simulação de auditoria;
    • Prova final para qualificação de auditores internos.

    Público-alvo:
    Técnicos de laboratório, pesquisadores, supervisores, gerentes da qualidade e técnicos que desejam atuar como Auditores Internos da NBR ISO IEC 17025:2017.

    Pré-requisito:
    Conhecimento da Norma ISO IEC 17025:2017.

     

    Ministrante:
    SULIANY MARCELINO ORDAKOWSKI
    Graduada em Química, Licenciatura Plena e Bacharelado, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Química Aplicada em Saneamento pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Auditora Líder interna das Normas ISO 9001, ISO IEC 17025, ISO 14001 e OHSAS 18001. Possui experiência na implantação da Norma ISO 17025 e em auditorias internas em Unidades do SENAI-RS onde atuou por 25 anos. Experiência com auditorias na versão 2017 em laboratórios externos de empresas de grande porte, como: Celulose Riograndense, ADM Brasil e ADAMA Brasil, e outros laboratórios. Atuou como Examinadora no PNQ, PNQS e PQRS. Possui experiência de 15 anos na docência, em cursos técnicos profissionalizantes e cursos de treinamento. Empresária, atuando com consultoria, assessoria e treinamentos na área ambiental e qualidade, pela SMO Ambiental. Tem participado em vários cursos, congressos, seminários e feiras na área de metrologia e qualidade, como por exemplo: Seminário de Comparação Interlaboratorial - água, alimentos, calçados e polímeros; Jornada de Oficinas Analíticas - Ênfase em Análises Físico-Químicas em Águas, Workshop - a revisão da ISO 17025 - o que esperar? Entre outros

    Carga-horária: 16h

    Informações: GRUPO KM - SOLUÇÕES EMPRESARIAIS TEL. 48-991829562 

    https://www.eventbrite.com.br/e/curso-formacao-de-auditores-internos-da-norma-isoiec-250172017-tickets-58458390620

  • Pós-Graduação IPOG MBA Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental

    Desconto de até 25% para Biólogos registrados no CRBio-03

    Com foco em apresentar a atual problemática ambiental, o MBA irá oferecer ferramentas necessárias para desenvolver a consciência crítica e dinâmica que permita o desenvolvimento de programas na área socioambiental, bem como a realização de auditoria e/ou perícia judicial e extrajudicial. Oferece fundamentação teórica e prática de forma a permitir que o profissional possa atuar no mercado de trabalho como auditor ambiental, perito ambiental, assistente técnico ou consultor ambiental de acordo com as atribuições inerentes a expertise destes profissionais.

    Mais informações, ligue (51) 3225-3501 ou acesse:
    www.ipog.edu.br/curso/meio-ambiente/mba-pericia-auditoria--gestao-ambiental

  • IV Seminário do Mercosul sobre escabiose, miíase, pediculose e tungíase: uma análise interdisciplinar

    I Encontro sobre artrópodes de importância em saúde pública do RS
    Dias 12, 13 e 14 de junho | Em São Leopoldo/RS

    Objetivo:
    A realização deste Seminário justifica–se pela temática de relevância social e sanitária, pela carência de ações efetivas de educação, promoção e prevenção junto à comunidade, frente a essas doenças e agravos. Além disso, a discussão permitirá ampliar a perspectiva dos alunos em relação a um mercado de trabalho carente de profissionais que atuam na saúde pública. A proposta permitirá, também, a troca de informações entre as diferentes áreas de conhecimento, qualificando os acadêmicos e os profissionais que atuam ou que irão atuar junto a populações vulneráveis, em escolas, Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família e nos Programas de Extensão das Universidades.

    Além disso, possibilitará intercâmbio de informações entre pesquisadores e acadêmicos e atualização de conhecimentos a gestores e demais profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência Social que desenvolvem programas nas suas respectivas pastas.


    Valor
    Até 10/05/2019 - Acadêmicos: R$ 50,00 | Alunos de Pós-graduação: R$ 100,00 | Profissionais: R$ 150,00
    De 11/05/2019 a 12/06/2019 - Acadêmicos: R$ 70,00 | Alunos de Pós-graduação: R$ 130,00

    Público-Alvo
    Acadêmicos e profissionais das áreas da educação e saúde bem como gestores e demais profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde Assistência Social e Vigilância Ambiental que desenvolvem programas nas suas respectivas pastas e aos interessados pelo assunto.

    Local:
    Anfiteatro Padre Werner - Campus Unisinos São Leopoldo

    Inscrições e informações no site unisinos.br/eventos

  • XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e 2º Congresso Ibero-americano de Limnologia

    De 4 a 9 de agosto | Em Florianópolis/SC

    A Associação Brasileira de Limnologia realizará no período de 4 a 09 de agosto de 2019, os eventos XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e 2º Congresso Ibero-americano de Limnologia, em Florianópolis, Santa Catarina. A motivação principal destes eventos é a excelente oportunidade em trocar experiências nas pesquisas, ampliar as redes de cooperações (Networking Profissionais), e popularizar a limnologia na nossa sociedade, para uma efetiva Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos. Essas ambições refletem no tema proposto para o evento em 2019: “Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Tecnologias: Todos em Rede”. 

     

    Local: Centro Sul – Florianópolis/SC

    Mais informações e inscrições, acesse www.limnos2019.com.br

  • Curso de Ecologia de Campo

    Dias 30 de agosto e 1º de setembro
    Em Capela de Santana/RS 
     
    O curso de Ecologia de Campo visa abordar atividades teóricas e práticas em Ecologia, tendo um enfoque em métodos científicos aplicados a estudos ecológicos. Um de nossos principais objetivos é orientar e ensinar aos alunos o passo-à-passo da elaboração e execução de um projeto científico na área de Ecologia, estimulando a aplicação do conhecimento prévio e do obtido durante o curso em seu projeto. Durante o curso, serão fornecidas aulas teóricas sobre tópicos relevantes para a execução do projeto. Também, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo terá um orientador e um projeto.
     
    Processo seletivo:
    Enviar um e-mail para sintropicaconsultoria@gmail.com até dia 12/08/2019 com o link do currículo lattes e uma carta de apresentação. Na carta também deve constar porque gostaria de fazer o curso. A partir do currículo e da carta, serão selecionados 20 alunos para participar do I Curso de Ecologia de Campo. A lista dos selecionados será divulgada na nossa página do Facebook (@Sintrópica Consultoria Ambiental) no dia 15 de agosto de 2019. Também, enviaremos e-mails aos alunos selecionados.
     
    Público-alvo
    O público alvo são alunos dos dois últimos anos de graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), profissionais recém-formados, assim como alunos e profissionais de áreas afins com interesse em pesquisa científica em ecologia.
     
    Carga horária
    40 horas/aula.
     
    Horário
    Sexta (30/08/19): 8h às 23h
    Sábado (31/08/19): 8h às 23h
    Domingo (01/09/19): 8h às 16h 
     
    Investimento
    O custo do curso para os alunos SELECIONADOS será de R$ 40,00 
     
    Prazo para envio dos formulários de inscrição:
    Os formulários devem ser enviados até dia 12 de agosto de 2019.
     
    Programação*:
     
    • Ecologia básica
    • Metodologia científica: pergunta, previsão, premissas, hipóteses.
    • Delineamento amostral
    • Análise de dados
    • Apresentação dos projetos
     
    *Mais detalhes em breve.
     
    Taxa de inscrição:
    (somente para os alunos selecionados) 
    R$ 40,00 (curso com certificado, alimentação e hospedagem).
    Após o encerramento do prazo para envio do formulário de inscrição, será divulgado uma lista com os 20 alunos selecionados para realizar o curso. Somente após a divulgação da lista, e somente os alunos selecionados, devem fazer o pagamento.
     
    Forma de pagamento
    O pagamento da taxa deve ser realizado através de depósito ou transferência bancária para a Conta: 
    Banco do Brasil: Agência 2484-8 conta 20.454-4 (Conta Corrente Mateus de Oliveira, CPF: 77591224034).
     
    O que levar:
    Disponibilizamos um espaço coberto e fechado para o pernoite dos participantes ou local para barracas. Assim, os participantes devem levar equipamentos para dormir (colchão inflável, isolante térmico, saco de dormir, travesseiro, etc), roupa de banho, toalha, material de higiene pessoal, roupa de campo, lanterna (preferencialmente de cabeça), capa de chuva, botas de borracha, boné ou chapéu, repelente, protetor solar, caderno, lápis, cantil, caneta, prato, talheres, caneca, máquina fotográfica*, notebook*, pen drive*.
    *material opcional, mas importante.
     
    OBS: 
    • Após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição sua vaga está garantida, contudo, não trabalhamos com reembolso do valor em caso de desistência pelo participante. O curso não será cancelado mesmo em caso de chuva.
     
    • A empresa não se responsabiliza por nenhum acidente que possa vir a ocorrer com os participantes do curso. Portanto, como o curso é realizado em ambiente natural é importante que todos os participantes providenciem um Seguro de Vida.

  • 10º Congresso Brasileiro de Mastozoologia

    10º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMz) e 10º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros (EBEQ)
    De 9 a 13 de setembro de 2019 | Em Águas de Lindóia/SP
    Local: Hotel Monte Real - Rua São Paulo, 622 – Centro

    As atividades do evento incluirão conferências, miniconferências, simpósios, comunicações orais, mesas redondas e exposição de pôsteres, além de reuniões dos grupos científicos envolvidos. No total será esperado um total de 800 pessoas, entre profissionais, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. Os participantes também terão múltiplas oportunidades de se reunir em atividades que reúnem o lado social, cultural e científico!
    Os inscritos poderão submeter propostas para participar na programação científica do evento nos simpósios e mesas redondas. Além disso, os participantes poderão também submeter seus trabalhos como comunicações orais e pôsteres. O congresso contará com um concurso fotográfico valendo premiação assim como os trabalhos!

    Para inscrições e mais informações, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ligue (51) 3388-4944 ou acesse www.10cbmz.com.br

     

  • 8º Seminário Cidade Bem Tratada

    Dia 12 de setembro | Em Porto Alegre

    Em um novo formato do evento, daremos continuidade ao diálogo sobre políticas e iniciativas voltadas à gestão de resíduos sólidos, águas e energias renováveis, trazendo participantes engajados e experiências de destaque no cenário da sustentabilidade socioambiental. A programação está sendo cuidadosamente preparada para atender ao nosso público sempre exigente e participativo. Fique atento e cadastre seu email acima para receber nossa newsletter.

    Local: Auditório Mondercil de Moraes, do Ministério Público, Porto Alegre/RS
    Realização: Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas


    Inscrições gratuitas e abertas - Clique aqui e saiba mais.

    Conheça a programação preliminar aqui.

  • 1