Cursos & Eventos

Aqui você encontra informações atualizadas sobre atividades de capacitação profissional voltadas para os profissionais da Biologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Divulgue e participe!
Gostaria de divulgar cursos ou eventos? Entre em contato com o CRBio-03 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Curso de Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos

    Modo EAD 
    De 4 de junho a 15 de julho

    Modo presencial
    Dias 18 e 19 de julho - das 8h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
    Dia 20 de julho - das 8h30 às 12h30

    Local: Sala de Capacitação da Agência Nacional de Águas (Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco L)
    Brasília – DF.

     

    A Agência Nacional de Águas (ANA) convida para o Curso Semipresencial de Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos, com carga horária total de 40 horas-aula, sendo 20 horas a distância e 20 horas presenciais. O evento é voltado para representantes de instâncias colegiadas como Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselhos de Recursos Hídricos e para servidores dos órgãos do executivo nacional, estadual, municipal, entidades delegatárias e agências de bacia.

    O curso irá tratar de temas como autoridade, influência e poder, arranjos institucionais, capacidades estatais, coordenação intergovernamental e relações entre Estado e sociedade na gestão de políticas públicas. O conteúdo está organizado em cinco módulos descritos a seguir:

    Conceitos fundamentais: autoridade, poder, Estado, instituições, participação e representação
    Sistema político: federalismo e relações intergovernamentais, administração pública e sistema de regulação;
    Sujeitos políticos: burocracia, empresas, partidos, ONGs, mídia e movimentos sociais;
    Gestão de políticas públicas: processos de decisão e mecanismo de implementação, arranjos institucionais e capacidades estatais;
    Governança democrática: desafios das instâncias de gestão participativa, efetividade da participação social na gestão pública.

    Ao final do encontro, espera-se que os participantes tenham condições de compreender aspectos político-institucionais da gestão hídrica, incorpore à prática profissional abordagens e conceitos da ciência política e reconheça dilemas da gestão de políticas públicas na democracia contemporânea.

    Informamos que que cada participante deverá arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem. Será oferecido coffee break nos intervalos da manhã e da tarde.

    Instrutor do Curso: Doutor Clóvis Henrique Leite de Souza, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG.

    Inscrições:

    As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio de 2018!
    O curso é gratuito e possui vagas limitadas, após a inscrição os participantes selecionados irão receber um e-mail de confirmação até o dia 30 de maio.
    Os critérios de seleção estão no link de inscrição: https://capacitacao.ead.unesp.br/index.php/temas/64-governanca-comunicacao-e-participacao-social/165-analise-politica-aplicada-a-governanca-na-gestao-de-recursos-hidricos

     

  • 9º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    De 13 a 15 de junho
    Local: - Ministério Público do RS - Porto Alegre/RS


    O FIRS vai além do seu objetivo de apresentação de métodos, tecnologias, produção científica e boas práticas para a não geração, redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição ambientalmente adequada para os resíduos sólidos. Trata-se de um encontro para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida. Conta com a visão qualificada dos professores da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de capacidades.

    Acesse a programação do evento em http://firs.institutoventuri.org/pt/programacao.html

    Clique aqui e inscreva-se pelo site do evento. 

  • WIBIS Wind Energy and Biodiversity Summit

    Dias 19 e 20 de junho de 2018
    Local: Consulado Geral de Portugal | Sala Fernando Pessoa
    Em São Paulo/SP

    Uma conferência internacional onde especialistas em biodiversidade e em energia eólica se juntam com participantes locais. É uma plataforma para agregar pessoas, divulgar conhecimento e promover as melhores práticas nestes temas.
    WIBIS é também um promotor de projetos de investigação e desenvolvimento científico globais com a participação de parceiros locais.

    Para mais informações e inscrições, acesse: www.wibisummit.org.

  • Apresentação do Sistema MTR Online

    Dias 19 de junho de 2018
    Local: UNISC - Auditório do Tecnounisc - bloco 19
    Horário: 13:30h às 17h
    Em Santa Cruz do Sul/RS

    O Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR Online - substituirá o antigo modelo de talionário utilizado pela Fepam. O mesmo já está disponível para os usuários, sendo seu uso obrigatório para os geradores, transportadores e destinatários declararem e efetivarem o embarque, transporte e recebimento de todos os resíduos sólidos na plataforma. O MTR Online será a única forma de documentar a movimentação de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul e será obrigatório a partir de  30/06/18, conforme Portaria nº 33/2018.

    Palestrantes
    Odilon Amado
    Diretor Regional Sul da ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes)

    Tiago José Pereira Neto
    Conselheiro no CODEMA/FIERGS - Conselho de Meio Ambiente

    Vanessa Rodrigues
    Representante da FEPAM.

    Inscrições gratuitas na ACI através do fone (51) 3713-1400, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do Whatsapp (51) 68458-0640

  • Curso de Identificação de Espécies Arbóreas da Floresta Ombrófila Mista em contato com a Floresta Estacional Decidual na Serra Gaúcha

    De 22 a 24 de junho - Em Nova Petrópolis/RS
    Local: Escola e hospedaria Bom Pastor

    A Flora Arbórea do Estado Rio Grande do Sul possui mais de 500 espécies nativas! Destas, em torno de 200 ocorrem nas florestas com araucária e florestas de encosta do município de Nova Petrópolis-RS. Aproveite a oportunidade para estudar e conhecer as árvores nativas da serra gaúcha, aprendendo dicas para a sua identificação a campo e características ecológicas importantes das espécies! Trata-se de um curso de imersão de 3 dias com hospedagem e alimentação incluídas. Um ambiente de troca de conhecimento e novos contatos!


    Para inscrições ou mais informações, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse https://praticasembotanica.com/cursos/inscricoes-abertas-2/

  • TERMIS Americas - Workshop

    TERMIS Americas - Workshop
    4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa
    De 27 de junho a 1º de julho - Em Porto Alegre/RS

    Locais: UFRGS e Centro de Eventos Barra Shopping Sul

    O Instituto de Pesquisa com Celulas-tronco (IPCT), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS - Tissue Engineering Internacional e Regenerative Medicine Society) firmam uma parceria promovendo o primeiro TERMIS AMERICAS WORKSHOP e o 4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o qual será realizado na UFRGS e no centro de eventos Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, do dia 27 de junho ao dia 1º de julho de 2018.

    A realização do TERMIS Americas – Workshop 2018 é o resultado de uma longa parceria estabelecida entre o IPCT e a UFRGS, através da Profª. Drª Patricia Pranke, que é membro do conselho da entidade TERMIS (Tissue Engineering Internacional e Regenerative Medicine Society) desde 2015. A parceria visa a promoção das atividades de ensino e pesquisa das instituições, o aprofundamento das relações entre o Brasil e outros países no desenvolvimento de pesquisas na área. Serão realizadas diversas atividades científicas em 5 dias intensos de programação (minicursos, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos) para um público estimado de 600 participantes.
    Participarão palestrantes renomados, pesquisadores e estudantes unidos por um assunto em comum: a pesquisa para o desenvolvimento de novas tratamentos na medicina regenerativa e terapia celular.

    O evento ocorrerá em Porto Alegre, localizado no centro do Mercosul, para fomentar a discussão das pesquisas na área de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, visando aproximar os resultados das pesquisas cada vez mais para a sociedade.

    Mais informações podem ser obtidas no site do evento: termisamerica2018.com.br

     

  • Curso de Licenciamento Ambiental na Prática

    Dia 7 de julho
    Local: Timbó/SC

    O curso tem como objetivo formar profissionais preferencialmente da área ambiental, com habilidades legais administrativas, no que tange ao processo de licenciamento ambiental com previsões para outras áreas. Busca preencher a lacuna prática, apresentando e simulando ações de licenciamento ambiental. Faz-se necessário visto que muitos profissionais técnicos, tecnólogos e bacharéis saem das instituições formadoras apenas com o diploma, mas sem conhecimentos práticos simulados, sem contar a superficialidade no acesso aos variados temas abordados em todo o curso de formação, que vão de um ano e meio a cinco anos.

    Conteúdo Programático:
    Direito Ambiental e Administrativo
    Constituição Federal, PNMA, PNRS, PNEA, Estatuto das cidades e outras normas complementares;

    Documentação Técnica
    Procuração, requerimentos, declarações, certidões, classificação e tipificação de estudos técnicos. Documentos técnicos profissionais.

    Atividades ou empresas sujeitas a licenciamento
    Tipificação e classificação prática das atividades no licenciamento ambiental em Santa Catarina.

    Sistemas e softwares, questões locais e regionais
    Protocolizando licenciamento ambiental e outros. Reconhecimento de sistemas para uso no processo de licenciamento e estudos ambientais.
    Munipalização do processo de licenciamento ambiental.

    Público-alvo:
    Profissionais e alunos de nível superior e técnico nas áreas de meio ambiente, construção civil, produção e química, ainda a especificar:
    - Engenheiros ambientais, produção, civil, químico, eletricista e mecânico.
    - Bacharéis em arquitetura, biologia, administração, contabilidade e direito.
    - Tecnólogos em gestão ambiental, processos gerenciais, gestão de qualidade, gestão de processo industrial, gestão do agronegócio e segurança do trabalho.
    - Licenciados em química, biologia e geografia.
    - Técnicos em meio ambiente, química, saneamento, edificações, segurança do trabalho e outros.

    O aluno que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo Certificado Premium de Licenciamento Ambiental na Prática com 40 horas e validade nacional.

    Inscrições: Advance Treinamentos. Telefones: (47) 3399-2014 e Whatsapp 98469-8187.

  • Curso de Capacitação em Licenciamento Florestal

    Laudo de Flora, Estágios Sucessionais da Mata Atlântica e Identificação Vegetal
    Dias 4 e 5 de outubro

    Local: Tapejara/RS

    O curso tem por objetivo a análise prática dos estágios sucessionais do bioma Mata Atlântica e identificação de espécies nativas e exóticas. Durante os dois dias, será possível também a elaboração, análise de laudos de cobertura vegetal e determinação dos estágios sucessionais do bioma Mata Atlântica.O curso tem como objetivo formar profissionais preferencialmente da área ambiental, com habilidades legais administrativas, no que tange ao processo de licenciamento ambiental com previsões para outras áreas. Busca preencher a lacuna prática, apresentando e simulando ações de licenciamento ambiental. Faz-se necessário visto que muitos profissionais técnicos, tecnólogos e bacharéis saem das instituições formadoras apenas com o diploma, mas sem conhecimentos práticos simulados, sem contar a superficialidade no acesso aos variados temas abordados em todo o curso de formação, que vão de um ano e meio a cinco anos.

    Conteúdo Programático:
    a) Técnicas de investigação de espécies (sites especializados, bibliografia, subsídios para identificação de plantas através
    de caracteres vegetativos básicos);
    b) Técnicas de fotografia de flora para fins taxonômicos;
    c) Metodologias de coleta de dados florísticos em campo para elaboração de estudos florísticos;
    d) Identificação e reconhecimento em campo de espécies comuns e espécies raras, nativas e exóticas;
    e) Espécies imunes ao corte ou ameaçadas de extinção: legislação e identificação em campo.
    f) Finalidades de um Laudo de Flora;
    g) Estrutura mínima de um Laudo de Flora, com base em formulários da FEPAM e DEBIO-SEMA;
    h) Comprovação da suficiência amostral em um levantamento florístico por amostragem;
    i) Determinação do Estágio Sucessional da Vegetação - Res. CONAMA nº 33/1994;
    j) Elaboração dos gráficos de distribuição diamétrica e de altura da vegetação;
    k) Cálculo do Índice de Abundância das espécies;
    l) Croqui e mapeamento de vegetação.

    Valores:
    Pagamento Profissionais
    À vista R$ 550,00 
    2 parcelas R$ 280,00 
    3 parcelas R$ 195,00 
    4 parcelas R$ 150,00 

    Pagamento Estudantes
    À vista R$ 430,00
    2 parcelas R$ 220,00
    3 parcelas R$ 155,00
    4 parcelas R$ 120,00

    Público-alvo:
    Profissionais e estudantes de profissões habilitadas legalmente para assinar laudos e pareceres sobre vegetação: Biólogos, Agrônomos e Eng. Florestais, sejam da área privada ou de órgão público de licenciamento ambiental.

    Carga-horária: 16h (com Certificado de participação)

    Número de vagas: 16, com no mínimo 12 participantes.
    Reserva de vagas até o dia 5 de setembro, lembrando que pagamentos parcelados deverão estar quitados até a data de 25 de setembro.

    Inscrições pelo telefone (54) 99917-4822 (João Bagatini) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Pós-Graduação IPOG MBA Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental

    Desconto de até 25% para Biólogos registrados no CRBio-03

    Com foco em apresentar a atual problemática ambiental, o MBA irá oferecer ferramentas necessárias para desenvolver a consciência crítica e dinâmica que permita o desenvolvimento de programas na área socioambiental, bem como a realização de auditoria e/ou perícia judicial e extrajudicial. Oferece fundamentação teórica e prática de forma a permitir que o profissional possa atuar no mercado de trabalho como auditor ambiental, perito ambiental, assistente técnico ou consultor ambiental de acordo com as atribuições inerentes a expertise destes profissionais.

    Mais informações, ligue (51) 3225-3501 ou acesse:
    www.ipog.edu.br/curso/meio-ambiente/mba-pericia-auditoria--gestao-ambiental

  • Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação

    O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista IPA oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação com a duração de 24 meses.

    Para mais informações, acesse www.metodistadosul.edu.br/mestrado/biociencias_reabilitacao.

  • Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão

    O Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA oferece o curso de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão com a duração de 24 meses.

    Para mais informações, acesse www.metodistadosul.edu.br/mestrado/reabilitacao_inclusao

  • A Faculdade FACTUM oferece Curso de Especialização em Auditoria em Saúde.

    O curso tem por objetivos Capacitar profissionais de nível superior na área de saúde para o desempenho das funções de auditores de sistemas de saúde em empresas contratantes de serviços (planos de saúde, seguradoras, autogestão em saúde e outras) e de assistência médica e hospitalar e para o desempenho das funções de auditores internos (Controller) em empresas prestadoras de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e outras) de assistência médica e hospitalar.

    Para mais informações, acesse www.posgraduacaofactum.com.br 

    Fonte: Faculdade FACTUM

  • A Faculdade FACTUM oferece Curso de Especialização em Urgência, Emergência e Trauma.

    O curso tem por objetivo capacitar ao atendimento de vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitem cuidados em caráter de urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência. Qualificar profissionais da área para atuarem na prevenção, no atendimento e na reabilitação de indivíduos acometidos por situações de urgência e emergência.

    Para mais informações, acesse www.posgraduacaofactum.com.br ou clique aqui.

    Fonte: Faculdade FACTUM

  • 1