Cursos & Eventos

Aqui você encontra informações atualizadas sobre atividades de capacitação profissional voltadas para os profissionais da Biologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Divulgue e participe!
Gostaria de divulgar cursos ou eventos? Entre em contato com o CRBio-03 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Curso de Licenciamento Ambiental na Prática

    Dias 4, 11, 18 e 25 de agosto - Em Timbó/SC
    Segmento: Profissionalizante
    Carga-horária: 40 horas
    Inscrições: Advance Treinamentos ou clique aqui
    Telefones: (47) 3399-2014 e Whatsapp 98469-8187
    Consulte a organização do curso sobre isenção da taxa de matrícula para registrados do CRBio-03


    Objetivo do Curso:
    O curso tem como objetivo formar profissionais preferencialmente da área ambiental, com habilidades legais administrativas, no que tange ao processo de licenciamento ambiental com previsões para outras áreas. Busca preencher a lacuna prática,
    apresentando e simulando ações de licenciamento ambiental. Faz-se necessário visto que muitos profissionais técnicos, tecnólogos e bacharéis saem das instituições formadoras apenas com o diploma, mas sem conhecimentos práticos simulados, sem contar a  superficialidade no acesso aos variados temas abordados em todo o curso de formação, que vão de um ano e meio a cinco anos.

    Conteúdo Programático
    Direito Ambiental e Administrativo
    Constituição Federal, PNMA, PNRS, PNEA, Estatuto das cidades e outras normas complementares;

    Documentação Técnica
    Procuração, requerimentos, declarações, certidões, classificação e tipificação de estudos técnicos. Documentos técnicos profissionais.

    Atividades ou empresas sujeitas a licenciamento
    Tipificação e classificação prática das atividades no licenciamento ambiental em Santa Catarina.

    Sistemas e softwares, questões locais e regionais
    Protocolizando licenciamento ambiental e outros. Reconhecimento de sistemas para uso no processo de licenciamento e estudos ambientais. Municipalização do processo de licenciamento ambiental.

    Público-alvo:
    Profissionais e alunos de nível superior e técnico nas áreas de meio ambiente, construção civil, produção e química, ainda a especificar:
    - Engenheiros ambientais, produção, civil, químico, eletricista e mecânico.
    - Bacharéis em arquitetura, biologia, administração, contabilidade e direito.
    - Tecnólogos em gestão ambiental, processos gerenciais, gestão de qualidade, gestão de processo industrial, gestão do agronegócio e segurança do trabalho.
    - Licenciados em química, biologia e geografia.
    - Técnicos em meio ambiente, química, saneamento, edificações, segurança do trabalho e outros.

    Certificação:
    Àquele aluno que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo Certificado Premium de Licenciamento Ambiental na Prática com 40 horas e validade nacional.

  • 12º Seminário Água, Comunicação e Sociedade

    Dia 20 de agosto | Em Florianópolis/SC
    Local: Centro de Eventos Governados Luiz Henrique da Silveira

    O evento é promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e parte da programação do XX Encontro de Comitês de Bacia (Encob). O Seminário reúne comunicadores e mobilizadores sociais num espaço aberto para discussões e troca de experiências, visando a estimular ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos. Além disso, o encontro busca divulgar a Política Nacional de Recursos Hídricos com foco em comunicadores de instituições do setor, jornalistas, especialistas e estudantes de Jornalismo ou áreas relacionadas a meio ambiente.

    Realizado anualmente pela ANA, o Seminário Água, Comunicação e Sociedade cumpre o programa IV.3 do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que prevê a realização de encontros presenciais de comunicadores em gestão de recursos hídricos com a finalidade de divulgar e fortalecer o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

    As edições anteriores foram realizadas em: Brasília (DF), em 2007 e 2013; Linhares (ES), em 2008; Belo Horizonte (MG), em 2009; Uberlândia (MG), em 2011; Cuiabá (MT), em 2012; Porto Alegre (RS), em 2013; Maceió (AL) em 2014; e Caldas Novas(GO).

    Inscrições gratuitas em https://www.encob.org/

  • CRBio-03 Itinerante - Encontro Regional de Biólogos - Ed. Bagé

    Data: 23 de agosto (5ª feira)
    Local: Auditório do Palacete Pedro Osório - avenida Tupi Silveira, 1436 - Centro.
    Horário: das 17h45 às 19h.
    Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

    Com o objetivo de fortalecer e aproximar a relação com os profissionais da Biologia, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) desenvolveu o projeto CRBio-03 Itinerante – Encontro Regional de Biólogos.

    A ação fará sua segunda parada em Bagé, Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 23 de agosto. Realizado em parceria com o 10º Fórum Gaúcho de Arborização (FGA), link http://forumdearborizacao.com.br/2018/security/, que acontecerá simultaneamente nesta data na cidade realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

    O encontro oportunizará a troca de informações bem como a orientação aos Biólogos quanto à atuação profissional e ocorrerá no auditório do Palacete Pedro Osório - avenida Tupi Silveira, 1436 - Centro. Copie o link a seguir e cole no seu navegador para acessar o mapa com a localização do evento: https://goo.gl/maps/BeHWsN9JcNH2

    A Coordenadora da Comissão de Divulgação do CRBio-03, Isabel C. Junqueira, e o Biólogo Eduardo Delgado Olabarriaga, membro da Comissão Organizadora do FGA/SBAU e, também Coordenador da Comissão de Patrimônio do CRBio-03, estarão aguardando por você para um importante debate, colhendo sugestões e solicitações referentes ao Conselho, buscando o estreitamento de laços entre o CRBio-03 e os profissionais da região.

    O evento iniciará as 17h45 e o encerramento está previsto para as 19h.

    Clique aqui, acesse o formulário de inscrição e garanta a sua presença!

    Realização do evento sujeita ao mínimo de 40 participantes inscritos .

  • 10º Fórum Gaúcho de Arborização

    Dias 23 e 24 de Agosto
    Local: Av. Tupy Silveira, 1436 - Bagé/RS


    O Fórum Gaúcho de Arborização foi idealizado em 2007, com reuniões técnicas abrangendo a região metropolitana naquele ano e seguinte. Teve sua primeira edição em 2009 na cidade de Bento Gonçalves em resposta a demanda de discutir mais amplamente o tema da arborização urbana no Estado do Rio Grande do Sul e qualificar os técnicos e os ambientes urbanos. Uma das novidades este ano fica por conta da inserção da 2ª Reunião de Biólogos do Rio Grande do Sul - Edição Bagé - dentro do Programa CRBio Itinerante, no corpo do evento.
    Em sua décima edição realiza-se na cidade gaúcha de Bagé, apresentando o tema "Arborização Urbana: serviços públicos, cidadania e sustentabilidade."

    Clique aqui e faça o download do folder do evento.

    Para inscrições e informações, acesse http//forumdearborizacao.com.br

  • Curso Métodos de Amostragem Fitossociológica e Análises Florestais

    De 24 a 26 de agosto
    Local: Nova Petrópolis/RS
    Carga horária: 30h

    Objetivo
    Em sua 3ª edição, o curso tem por objetivo apresentar os métodos mais utilizados de amostragem em florestas (teoria e prática em fitossociologia), com ênfase em arbóreas; como planejar, coletar dados, e identificar plantas com eficiência; análise de estágios sucessionais em florestas; conceitos e análises ecológicas importantes para estudos e diagnósticos.

    Ministrantes
    Biólogo Dr. Martin Molz - pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB-MCN). Biólogo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2001), Mestre em Botânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004) e Doutor em Botânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, gradientes ambientais, biodiversidade, biogeografia e conservação. Possui experiência em amostragens quantitativas em diferentes biomas e formações. Na área de botânica tem interesse em taxonomia e conservação.

    Biólogo Msc. Martin Grings - Biólogo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008), bacharel e licenciado, e Mestre em Botânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011). Doutorando em Botânica no Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos (identificação de espécies botânicas, atuando principalmente com inventários florísticos, fitossociologia e diagnósticos do estado de conservação da vegetação).

    Público-alvo
    Graduados e estudantes de graduação e pós-graduação em Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, técnicos de áreas afins e público em geral.

    Inscrições e informações
    1. Os interessados deverão mandar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando ficha de inscrição e conta bancária para depósito.
    2. Sua vaga só estará garantida após envio do comprovante de pagamento do curso (primeira parcela ou pagamento à vista). O envio da ficha não garante a vaga no curso!
    3. Em pagamentos parcelados, a última parcela deverá ser quitada em cheque ou dinheiro até o início do curso.
    4. Em caso de desistência do aluno por qualquer motivo, será retida uma taxa administrativa de 20% sobre o valor total da opção de investimento escolhida.

    Benefícios:
    03 (três) almoços (sexta, sábado e domingo); 02 (dois) pernoites com café da manhã; 2 (duas) jantas.
    Utilização de estereomicroscópios para aulas práticas
    Acesso a referências bibliográficas sobre os tópicos abordados
    Kit de materiais didáticos personalizados Participação nas aulas teóricas e práticas (saídas a campo e identificação de espécimes)
    Certificado do curso
    Deslocamento com van para saídas de campo

    Contatos:

    Inscrições e informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Realização: Práticas em Botânica Comércio e Serviços de Consultoria Ambiental LTDA

  • Curso Interpretação e Formação de Auditores Internos da Norma ISO IEC 17025:2017

    Dias 25 de agosto e 1º de setembro
    Das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min
    Local: Sede da ACIST-SL - Rua Lindolfo Collor, 439 - 5° andar - Centro - São Leopoldo/RS
    Carga horária: 16 h
    Investimento: R$ 470,00

    O curso tem por objetivo capacitar os participantes na interpretação dos requisitos da Norma ISO IEC 17025:2017 para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade nos Laboratórios e como auditor interno, para atender a legislação pertinente. Além disso, apresentar as principais mudanças da nova versão e fornecer informações importantes sobre o seu processo de transição.

    Público-Alvo:
    Profissionais e estudantes que desejam adquirir e/ou atualizar seus conhecimentos sobre a Norma ISO IEC 17025:2017 e auditoria interna, bem como àqueles que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade nos Laboratórios em conformidade com a Norma em questão.

    Política de desconto:
    Inscrições até a data de 15/08, têm 20% de desconto. Estudantes têm 40% de desconto. Para inscrições em grupos de 3 ou mais pessoas, entrar em contato com a SMO Ambiental.

    Material didático:
    Pasta com bloco de papel e caneta. Os slides do curso serão enviados por e-mail. Haverá coffee break e certificado de participação.
    Obs.: o certificado será fornecido somente para os inscritos que tiverem 75% de presença.

    O curso é válido como horas complementares

    Link do evento, acesse: https://www.facebook.com/events/2108691816067696/

    Inscrições e mais informações através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo celular e WhatsApp: (051) 98432-0571.

     

  • CRBio-03 Itinerante - Encontro Regional de Biólogos - Ed. Joinville

    Data: 29 de agosto (4ªfeira)
    Local: Anfiteatro da Biblioteca da Universidade da Região de Joinville (Univille), campus Bom Retiro
    Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte

    Horário: das 19h às 20h.
    Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

    Com o objetivo de fortalecer e aproximar a relação com os profissionais da Biologia, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) desenvolveu o projeto CRBio-03 Itinerante – Encontro Regional de Biólogos.

    Novamente em Santa Catarina, o projeto chega ao município de Joinville em 29 de agosto, quarta-feira. A ação, promovida pelo CRBio-03, ocorrerá das 19h às 20h, no Anfiteatro da Biblioteca da Universidade da Região de Joinville (Univille), campus Bom Retiro (Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte).

    Copie o link a seguir e cole no seu navegador para acessar o mapa com a localização do evento: https://goo.gl/maps/EMyGCoLTZXR2

    O Conselheiro Sergio Luiz Althoff estará presente debatendo e colhendo sugestões referentes à Autarquia, com o objetivo de promover um encontro entre profissionais da Biologia localizados na região. A ocasião oportunizará a troca de informações, orientações sobre a profissão e o estreitamento de laços entre o CRBio-03, o curso de Ciências Biológicas e e os profissionais da região.

    O CRBio-03 Itinerante irá ocorrer em paralelo com a realização da Semana Acadêmica da Univille.

    Clique aqui, acesse o formulário de inscrição e garanta a sua presença!

    Realização do evento sujeita ao mínimo de 40 participantes inscritos.

  • CRBio-03 Itinerante - Encontro Regional de Biólogos - Ed. Chapecó

    Data: 1º de setembro (sábado)
    Local: Salão de atos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    (Servidão 
    Anjo da Guarda, 295-D - Efapi, Chapecó – SC)
    Horário: das 15h30min às 17h30min
    Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

    Com o objetivo de fortalecer e aproximar a relação com os profissionais da Biologia, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) desenvolveu o projeto CRBio-03 Itinerante – Encontro Regional de Biólogos.

    Em sua quarta edição em Santa Catarina, o projeto chega ao município de Chapecó no dia 1º de Setembro, sábado. A ação, promovida pelo CRBio-03, ocorrerá das 15h30min às 17h30min e será realizada no salão de atos da Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó),

    Copie o link a seguir e cole no seu navegador para acessar o mapa com a localização do evento: https://goo.gl/maps/JZFb2Gp2KE52

    Dando continuidade ao estreitamento de laços entre a Autarquia, o Curso de Ciências Biológicas e os Biólogos da região, a Presidente do Conselho, Dra. Clarice Luz e o Conselheiro Sergio Luiz Althoff integrarão o evento trocando informações e orientando a todos quanto à atuação profissional.

    O CRBio-03 Itinerante estará acontecendo em paralelo ao II Encontro de Biólogos do Oeste de Santa Catarina aonde a presidente Clarice Luz estará presente com a palestra intitulada "Atuação do Biólogo na área da saúde integral e complementar", às 13h30min.

    Clique aqui, acesse o formulário de inscrição e garanta sua presença!

    Realização do evento sujeita ao mínimo de 40 participantes inscritos.

  • Workshop de Empreendedorismo CRBio-03 - Ed. Porto Alegre

    Dia 3 de setembro - Das 8h30min às 17h
    Local: Faculdade Senac Porto Alegre
    Rua Coronel Genuíno, 130 – Cidade Baixa.

     

    Discutir a importância do conhecimento sobre empreendedorismo e inovação no contexto da economia e do mercado de trabalho e explorar a aplicação deste conhecimento no mundo da Biologia são os objetivos do Workshop de Empreendedorismo CRBio-03. A ação, promovida pelo Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, ocorrerá no dia 3 de setembro, simultaneamente em Porto Alegre e Florianópolis, em comemoração ao Dia Nacional do Biólogo. Um time de palestrantes renomados e cases de sucesso na área da Biologia integrarão a programação do evento, que prevê capacitar, ao todo, cerca de 200 Biólogos.

    Atenção: em função da grande procura, informamos que foram disponibilizadas novas vagas para o evento e as inscrições seguem abertas. Em breve será enviado um email aos inscritos confirmando sua participação. inscreva-se e saiba mais em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeykb7MlJU9S1NlpUKhOxR7tIFv0zGFa7_JWs5-I2aLubuBAQ/viewformhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeykb7MlJU9S1NlpUKhOxR7tIFv0zGFa7_JWs5-I2aLubuBAQ/viewform

    Importante: o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) irá sortear uma bolsa INTEGRAL de pós-graduação no IPOG entre os biólogos registrados que comparecerem ao evento em Porto Alegre. O evento é aberto e gratuito porém a inscrição prévia é indispensável, pois as vagas são limitadas.

     

    O credenciamento do evento iniciará as 8h30min.
    Confira abaixo a programação completa - Edição Porto Alegre.

    • 8h30: Credenciamento e recepção

    • 9h: Cerimonial e abertura

    • 9h30: Palestra sobre empreendedorismo com EDUARDO MAKIYAMA - Engenheiro de Softwares e técnico em processamento de dados

    • 10h30 às 12h30: Painéis sobre empreendedorismo e inovação

    • 12h30 às 13h30: Intervalo para almoço

    • 13h30 às 15h30: Cases com Biólogos Empreendedores
    MEIO AMBIENTE: Théo Vieira Larratéa – ANIMALPLAN
    SAÚDE: Dra. Clarice Luz - LABVÍTRUS
    BIOTECNOLOGIA: Me. Jairo Luis Candido - CERVEJARIA BIRRA DEL PORTO

    • 16h – Palestra sobre Inovação com GIANCARLO GIACOMELLI - Administrador; MBA em Gestão da Inovação, pós-graduação em Gestão de Projetos, especialista em Educação Profissional

    • 17h - Encerramento

  • Workshop de Empreendedorismo CRBio-03 - Ed. Florianópolis

    Dia 3 de setembro - Das 8h30min às 17h
    Local: Faculdade Senac Florianópolis
    Rua Silva Jardim, 360 - Prainha.

     

    Discutir a importância do conhecimento sobre empreendedorismo e inovação no contexto da economia e do mercado de trabalho e explorar a aplicação deste conhecimento no mundo da Biologia são os objetivos do Workshop de Empreendedorismo CRBio-03. A ação, promovida pelo Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, ocorrerá no dia 3 de setembro, simultaneamente em Porto Alegre e Florianópolis, em comemoração ao Dia Nacional do Biólogo. Um time de palestrantes renomados e cases de sucesso na área da Biologia integrarão a programação do evento, que prevê capacitar, ao todo, cerca de 200 Biólogos.

    Clique aqui e garanta sua presença até o dia 30 de agosto (data limite para inscrições). Sua inscrição será confirmada por email.

    O evento é aberto e gratuito porém a inscrição prévia é indispensável, pois as vagas são limitadas. Por essa razão, contamos com a sua contribuição caso faça a sua inscrição mas por algum impedimento não possa comparecer. Solicitamos que informe antecipadamente a sua ausência através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Essa comunicação irá cancelar a sua inscrição e poderá garantir a presença de outro profissional interessado em participar. O inscrito que não informar previamente ao Conselho a impossibilidade de comparecimento terá sua inscrição para os próximos eventos promovidos não validada.

    O credenciamento do evento iniciará as 8h30min.
    Confira abaixo a programação completa - Edição Florianópolis.

    • 8h30: Credenciamento e recepção

    • 9h: Cerimonial e abertura

    • 9h30: Palestra sobre empreendedorismo com LUCAS SCHWEITZER - Empresário formado em Processos Gerencias

    • 10h30 às 12h30: Painéis sobre empreendedorismo e inovação

    • 12h30 às 13h30: Intervalo para almoço

    • 13h30 às 15h30: Cases com Biólogos Empreendedores
    MEIO AMBIENTE: Eduardo Hermes - CAIPORA
    SAÚDE: Maristela Ocampos - LABORATÓRIO NEUROGENE
    BIOTECNOLOGIA: Luiz Felipe Valter de Oliveira – NEOPROSPECTA

    • 16h – Palestra sobre Inovação com THIAGO RAFAEL FERREIRA MARQUES - Administrador; atua nas áreas de Marketing, Comportamento do Consumidor e Empreendedorismo.

    • 17h - Encerramento

  • XIV Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente

    XIV Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente
    De 11 a 14 de setembro
    Local: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZBRS)

    Realizada anualmente, a Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente (JIC) tem como objetivos a valorização da Iniciação Científica nas atividades de pesquisa; a promoção da divulgação dos trabalhos de Iniciação Científica realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado; a avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica, desenvolvidos nestas instituições, especialmente dos bolsistas da FAPERGS e do CNPq; e principalmente, a promoção da integração e troca de informações entre as diferentes instituições, bolsistas e pesquisadores.

    Os inscritos deverão necessariamente, participar por meio de resumo escrito, elaboração de minipôster e também apresentação oral (10 min). A JIC será desenvolvida por meio de apresentações orais com discussão dos trabalhos em sessões temáticas, distribuídas em duas grandes áreas de conhecimento:

    Área I - Botânica/Ecologia Vegetal, Ecologia/Zoologia de Invertebrados, Paleontologia, Ecologia/Zoologia de Vertebrados, Educação Ambiental, Biologia Marinha, Ensino de Ciências, Museologia das Ciências Biológicas.

    Área II - Gestão Ambiental, Genética Ambiental/Toxicológica, Microbiologia Ambiental, e Química Ambiental, Ecotoxicologia, Geoquímica Ambiental, Engenharia Ambiental, Ecologia Aplicada, Biotecnologia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos.

    Para a participação como apresentador de trabalho na Jornada, o bolsista/estagiário deve estar regularmente matriculado em curso de graduação e envolvido em atividade de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador. Excepcionalmente, serão avaliadas as inscrições daqueles que concluíram suas atividades de IC, concomitantemente com o término da graduação, há, no máximo, um semestre. Os bolsistas/estagiários de diferentes programas de Iniciação Científica participarão do evento trazendo os resultados finais ou parciais de suas atividades de pesquisa.

    Inscrições exclusivamente online.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.fzb.rs.gov.br ou através dos telefones (51) 3320-2057 e (51) 3320-2048

    O evento conta com o apoio do CNPq e FAPERGS.

  • Curso de Perícia Ambiental 

    Em Florianópolis/SC - Dias 15 e 16 de setembro de 2018 (sábado e domingo)
    Das 8h às 12h e das 13h30min às 18h
    Local: Hotel Mercure Centro - Rua Felipe Schmidt, 1102, Centro
    Florianópolis/SC

    O curso tem por objetivo capacitar os profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos na área ambiental através do conhecimento dos procedimentos, práticas e aspectos legais aplicáveis.

    Investimento:
    Profissionais - Taxa de matrícula R$ 100,00 + R$ 650,00 
    Estudantes - Taxa de matrícula R$ 100,00 + R$ 550,00

    Público-alvo:
    Profissionais e estudantes com formação na área ambiental e afins como Químico; Biólogo; Geólogo; Geógrafo; Arquiteto; Arquiteto e Urbanista; Engenheiros de todas as modalidades: Ambiental, Agrônomo, Sanitarista, Agrícola, Florestal, Civil, Químico, de Minas; Médico Veterinário; Gestor Ambiental, Técnico em Meio Ambiente entre outras formações relacionadas à área ambiental. O curso também é recomendado para advogados que acompanham ou pretendem acompanhar ações de natureza ambiental.

    Conteúdo Programático:
    - Fundamentos da Perícia Ambiental;
    - Legislação aplicada à Perícia Ambiental;
    - Como vir a ser Perito Ambiental;
    - Quem pode ser Perito Ambiental;
    - Mercado de trabalho para o Perito e para o assistente técnico;
    - Procedimentos para realização de cadastro como Perito Ambiental;
    - Procedimentos de Nomeação do Perito;
    - Funções do Perito e do Assistente Técnico;
    - Remuneração da Perícia e proposta de honorários;
    - Noções de Responsabilidade Civil e Criminal;
    - Formulação e resposta aos quesitos;
    - Procedimentos para a realização de Perícia Ambiental;
    - Impedimentos e Suspeição;
    - Roteiro para Elaboração de Laudo Pericial Ambiental;
    - Metodologia para elaboração de documentos técnicos periciais;
    - Simulação de Perícia Ambiental. 

    Instrutor:
    Ricardo Sérgio de Paula Freitas 
    Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança. Especialista em Meio Ambiente (Gestão de Passivo Ambiental/Auditor e Perito Ambiental). Perito Ambiental. Eng.º de Processo, Operação e de Produção em empresas de expressão Nacional. Diretor Técnico do Instituto do Meio Ambiente-IMA/AL e Diretor de Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas. Coordenador Geral de Licenciamento da Secretaria do Meio Ambiente Municipal-MCZ/AL. Consultor Técnico da empresa ENSIMA – Eng. e Serviços Ltda., atuando como Coordenador das atividades de elaboração de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS, RAA, RCA, PCA, PRAD, RADA, Auditoria Ambiental e OUTROS).

    Material didático:
    Será fornecido todo o material necessário para o curso (Apostila com o conteúdo do curso, pasta, bloco de anotações e caneta).

    Certificado:
    Alunos com 75% de frequência no curso receberão certificado ao final do curso.

     

    Inscrições pelo site www.maxiambiental.com. Informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A ficha de inscrição está disponível em http://maxiambiental.com/team_details/243-Curso-de-Per-cia-Ambiental.

    Vagas limitadas!

  • XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC

    XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC: Mulheres na Ciência (Construindo uma história)
    De 15 a 22 de setembro de 2018
    Local: Universidade Federal de Santa Catarina
    Inscrições de 13 de junho a 31 de agosto de 2018.

    A XIX Semana da Biologia acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade. Esta edição tem como tema principal “Mulheres na Ciência”, onde serão homenageadas as grandes pesquisadoras na área de Ciências Biológicas que contribuíram ao longo dos anos para o crescimento da área, bem como atuais pesquisadoras e profissionais em biologia que tem um relevante destaque na construção da ciência nacional, com ênfase nas biólogas pesquisadoras de Santa Catarina.

    A XIX Semana da Biologia será composta por pelo menos 15 palestras ou mesas redondas, com eventos simultâneo, totalizando 30 atividades. Também estão programas vivências, oficinas e minicursos, bem como as atividades externas BioNaRua e Bio-Blitz. E esta semana permitirá a integração entre estudantes, professores, profissionais da área, empresas e a comunidade em geral, fomentando o interesse pela ciência e tecnologia e o compartilhamento de conhecimento. De igual forma, proporcionará a justa homenagem a estas mulheres desbravadoras das ciênciasbiológicas.

    Neste ano a comissão organizadora da XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC tem uma proposta nova para essa edição, a publicação de trabalhos, que poderão ser submetido na forma de submissão de resumos (simples e expandidos) e as apresentações de trabalhos científicos em forma de banners.

    Mais informações podem ser obtidas no site http://semanadabio.ufsc.br.

    O evento conta com o Patrocínio do CRBio-03 e do Laboratório de Bioinformática da UFSC.

  • Curso de Capacitação em Licenciamento Florestal

    Laudo de Flora, Estágios Sucessionais da Mata Atlântica e Identificação Vegetal
    Dias 4 e 5 de outubro

    Local: Nova Prata/RS

    O curso tem por objetivo a análise prática dos estágios sucessionais do bioma Mata Atlântica e identificação de espécies nativas e exóticas. Durante os dois dias, será possível também a elaboração, análise de laudos de cobertura vegetal e determinação dos estágios sucessionais do bioma Mata Atlântica.O curso tem como objetivo formar profissionais preferencialmente da área ambiental, com habilidades legais administrativas, no que tange ao processo de licenciamento ambiental com previsões para outras áreas. Busca preencher a lacuna prática, apresentando e simulando ações de licenciamento ambiental. Faz-se necessário visto que muitos profissionais técnicos, tecnólogos e bacharéis saem das instituições formadoras apenas com o diploma, mas sem conhecimentos práticos simulados, sem contar a superficialidade no acesso aos variados temas abordados em todo o curso de formação, que vão de um ano e meio a cinco anos.

    Conteúdo Programático:
    a) Técnicas de investigação de espécies (sites especializados, bibliografia, subsídios para identificação de plantas através
    de caracteres vegetativos básicos);
    b) Técnicas de fotografia de flora para fins taxonômicos;
    c) Metodologias de coleta de dados florísticos em campo para elaboração de estudos florísticos;
    d) Identificação e reconhecimento em campo de espécies comuns e espécies raras, nativas e exóticas;
    e) Espécies imunes ao corte ou ameaçadas de extinção: legislação e identificação em campo.
    f) Finalidades de um Laudo de Flora;
    g) Estrutura mínima de um Laudo de Flora, com base em formulários da FEPAM e DEBIO-SEMA;
    h) Comprovação da suficiência amostral em um levantamento florístico por amostragem;
    i) Determinação do Estágio Sucessional da Vegetação - Res. CONAMA nº 33/1994;
    j) Elaboração dos gráficos de distribuição diamétrica e de altura da vegetação;
    k) Cálculo do Índice de Abundância das espécies;
    l) Croqui e mapeamento de vegetação.

    Valores:
    Pagamento Profissionais
    À vista R$ 550,00 
    2 parcelas R$ 280,00 
    3 parcelas R$ 195,00 
    4 parcelas R$ 150,00 

    Pagamento Estudantes
    À vista R$ 430,00
    2 parcelas R$ 220,00
    3 parcelas R$ 155,00
    4 parcelas R$ 120,00

    Público-alvo:
    Profissionais e estudantes de profissões habilitadas legalmente para assinar laudos e pareceres sobre vegetação: Biólogos, Agrônomos e Eng. Florestais, sejam da área privada ou de órgão público de licenciamento ambiental.

    Carga-horária: 16h (com Certificado de participação)

    Número de vagas: 16, com no mínimo 12 participantes.
    Reserva de vagas até o dia 5 de setembro, lembrando que pagamentos parcelados deverão estar quitados até a data de 25 de setembro.

    Inscrições pelo telefone (54) 99917-4822 (João Bagatini) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – PPGSAS Univates

    Estão abertas até 19/10/2018 as inscrições para o processo de seleção complementar do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – PPGSAS da Univates, com previsão de início das aulas para janeiro ou abril de 2019.

    O Edital do Processo Seletivo está anexo e disponível na página do Programa: https://www.univates.br/ppgsas/processo-seletivo

    Para mais informações, acesse http://www.univates.br/ppgsas/

  • 1
  • 2